A partir das 8h desta segunda-feira (16), o tráfego no canteiro central e na ciclovia da Avenida Duque de Caxias, em Belém, será alterado devido ao início das obras de requalificação relacionadas aos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025.
O trecho entre as travessas Antônio Baena e Humaitá ficará interditado por 120 dias. Segundo o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, as mudanças contam com o apoio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e do Departamento de Trânsito (Detran) para orientar o tráfego e garantir a segurança durante a execução dos trabalhos.
Conteúdos relacionados:
- Nova Tamandaré: trânsito muda a partir desta terça (10)
- Acidente deixa uma mulher morta e dois feridos em Altamira
Os tapumes que cercarão o canteiro central e a ciclovia manterão o espaço para retorno de veículos no perímetro. Para atender ciclistas, uma ciclovia provisória será instalada pela empresa responsável pela obra, sob supervisão da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
A Avenida Duque de Caxias será requalificada ao longo de seus 2,5 quilômetros, entre a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e o Hangar Centro de Convenções. O projeto abrange intervenções de engenharia, urbanização e inteligência urbana, divididas em etapas:
- Engenharia e Urbanização: recuperação de redes de drenagem e pavimentação, sinalização, redes de dados, urbanismo, acessibilidade com calçadas e piso tátil, e paisagismo.
- Inteligência Urbana: instalação de controle de tráfego com semáforos e faixas inteligentes, abrigos de ônibus com totens informativos, sistema Wi-Fi, câmeras de segurança e travessias equipadas com luminárias LED.
Quer mais notícias do trânsito? acesse o nosso canal no WhatsApp
As obras na Avenida Duque de Caxias fazem parte de um conjunto de intervenções em Belém, abrangendo outras vias estratégicas como as avenidas Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Visconde de Souza Franco, Júlio Cézar, Almirante Tamandaré, além das ruas Belém e Municipalidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar