Um jovem afirma ter sido vítima de um ato de truculência de agentes da Guarda Municipal ao tentar filmar uma ação da Prefeitura de Belém que recolhia o material de trabalho de feirantes na esquina da avenida Conselheiro Furtado com a avenida Serzedêlo Corrêa, bairro de Batista Campos, no início da tarde desta sexta-feira (23).

De acordo com o denunciante, que prefere não se identificar, ao passar pelo trecho da Conselheiro Furtado, ele viu funcionários da Prefeitura de Belém recolhendo caixas de frutas de alguns feirantes que atuam naquela esquina. A ação era fiscalizada por policiais.

Ainda segundo o jovem, os feirantes pediam que os funcionários da Prefeitura não amassassem as frutas, “única forma de gerar renda e sustentar suas famílias”. Neste momento, o denunciante começou a filmar a ação.

Ao perceber que estavam sendo gravados, um guarda municipal se dirigiu até o jovem, segundo a denúncia, e fez menção de pegar o celular que estava sendo usado.

“Na hora que o policial percebeu e começou a se direcionar a mim com palavras e atos, um outro policial já vinha se predispondo a pegar o aparelho da minha mão. Só deu tempo de eu desligar a gravação, para assegurar que ela estaria salva. Ele me mandou sair da bike, pegou minha mochila, com meu pc e materiais de uso pessoal. Um deles me pôs no chão, ao me revistar me machucou, e ficava falando que eu era um vagabundo que não tinha o que fazer pra estar lá filmando”, relata o jovem.

“Depois que viram que não tinham mais o que revistar em mim, jogaram minha bolsa no chão, com meu material de trabalho e uso pessoal, e foram embora mandando eu tomar cuidado por onde ando filmando e o que quero”, conclui o denunciante.

Posicionamento

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém informa que "o agente da Guarda Municipal não agiu com truculência e realizou uma revista pessoal dentro da legalidade. Com relação a ação, a Prefeitura informa que o comerciante já havia sido notificado por utilização indevida do espaço público, de acordo com o código de postura do município, mas permaneceu no local. Já a mercadoria foi apreendida e por se tratar de frutas, será doada para uma instituição de caridade". 

(DOL)

MAIS ACESSADAS