Os planetas Vênus e Júpiter estarão mais próximos para quem observa da Terra na noite desta quinta-feira (11), num fenômeno raro conhecido como conjunção.
De acordo com os astrônomos, o fenômeno raro vai até a manhã de sexta-feira (12) e graças à lua nova, será visto com maior nitidez.
O fenômeno, que não tem nada a ver com a estrela de Belém, que apareceu no céu na noite de Natal e outros dias, se trata de um alinhamento, ou seja, estão na mesma direção, mas cada um está na sua órbita.
VEJA TAMBÉM!
- Vídeo simula impacto de asteroide de 500 Km contra a Terra; assista!
- 'Bola de fogo' misteriosa rasga o céu e cai no mar; veja o vídeo!
- Estagiário da NASA descobre planeta com dois sóis
As conjunções poderão ser vistas no período da noite, mas o melhor horário para observar é de madrugada, próximo ao amanhecer.
Como identificar?
Segundo o Farmer’s Almanac , o período de observação ideal é cerca de 30 minutos antes do nascer do sol em direção ao sudeste. Nesse ponto, os planetas sobem o suficiente acima do horizonte para serem vistos.
O sol ainda não começou a iluminar o céu, e você pode avistar Júpiter e Saturno brilhando muito próximos apenas 0,4 graus de diferença, do ponto de vista da Terra.
Este ano, o fenômeno promete a se repetir com mais frequência.
Veja o calendário das próximas conjunções:
13/02/2021 – Conjunção entre a Lua e Netuno/Vênus e Mercúrio;
15/02/2021 – Conjunção entre Júpiter e Mercúrio;
17/02/2021 – Conjunção entre a Lua e Urano;
18/02/2021 – Conjunção entre a Lua e Marte;
22/02/2021 – Conjunção entre a Lua e Mebsuta, estrela da constelação de Gêmeos;
23/02/2021 – Conjunção entre Saturno e Mercúrio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar