Dia de domingo, em geral, é dia de pedir comida em casa ou mesmo só "requentar" o que já tem. Porém, pode surgir a dúvida: requentar comida é saudável e seguro? Uma coisa é certa, ninguém quer correr o risco de passar por uma intoxicação alimentar e ter aqueles sintomas desagradáveis como vômito, diarreia e cólicas estomacais.
Apesar de parecer uma ótima ideia para evitar o desperdício e economizar, requentar a comida, que parece ser algo simples, pode se tornar perigoso, segundo alerta o médico e apresentador da BBC Michael Mosley.
A intoxicação é geralmente causada por uma bactéria que contamina sua comida. A maior culpada é uma chamada Campylobacter (ou bactéria retorcida). De acordo com a agência de segurança alimentar (Food Standars Agency), ela está presente em frangos e pode sobreviver algumas horas em superfícies da cozinha e se espalha facilmente.
Mas, afinal, quando requentar a comida é seguro? Quantas vezes pode requentar a mesma comida? A verdade é que é seguro fazer isso várias vezes, desde que a comida tenha sido colocada no refrigerador. No entanto, a agência britânica recomenda que se requente uma refeição apenas uma vez.
Quais os alimentos mais arriscados?
As comidas que são frequentemente requentadas e que a agência britânica lista como potencialmente perigosas são:
Carne cozida ou aquelas que contenham carne, como ensopados e lasanhas;
Molhos à base de leite ou cremes;
Pratos com peixes e frutos do mar;
Arroz e massas;
Alimentos com ovo, feijão, castanhas e outros alimentos ricos em proteínas, como quiches, produtos com soja e hambúrguer de lentilha
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar