plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Astrônomo prevê colisão de duas estrelas em 2022

Em 2022 a estrela binária KIC 9832227 deve colidir. Neste caso, o efeito será sim visível da Terra.

Imagem ilustrativa da notícia Astrônomo prevê colisão de duas estrelas em 2022 camera Segundo o especialista, a estrela binária está a 1800 anos-luz de distância da Terra | Reprodução

Não é fácil prever eventos astronômicos em curto prazo de tempo. Mas uma equipe de cientistas dos EUA diz não ter dúvidas de que em cinco anos veremos uma colisão entre estrelas a olho nu, para alegria dos admiradores do céu noturno. Um fenômeno em especial promete ser um dos mais marcantes, como: a colisão entre duas estrelas binárias.

De acordo com os especialistas, este fenômeno em questão não é tão raro: aproximadamente a cada dez anos, duas estrelas colidem em nossa galáxia. Mas quase nunca elas estão perto da Terra a ponto do fenômeno ser visível a olho nu. Em 2022 a estrela binária KIC 9832227 deve colidir. Neste caso, o efeito será sim visível da Terra.

Colisão de 2 estrelas em 2022

O Dr. Matt Walhout, da Calvin College of Michigan, afirma que esta estrela irá queimar tão intensamente que será visível da Terra. As estrelas binárias são, na verdade, duas estrelas orbitando muito próximas umas das outras, em um baricentro comum. Em muitas ocasiões, as estrelas acabam colidindo, como aconteceria neste caso.

Em 2008, um evento similar aconteceu com outra estrela binária. Os especialistas, até agora, não têm como prever essas colisões. Esta pode ser a primeira vez que uma colisão deste tipo é anunciada com antecedência.

Veja também!

Isso é possível porque os dados dessa estrela são semelhantes aos da estrela que colidiu em 2008. "As observações do KIC9832227 mostram que seu período orbital vem se acelerando desde 1999 da mesma maneira distintiva", diz Larry Molnar, também do Calvin College of Michigan. "Chegamos à nossa data esperada, supondo que o mesmo processo esteja acontecendo aqui", disse ele.

A colisão: 1795 anos atrás

Segundo o especialista, as estrelas binárias estão a 1800 anos-luz de distância da Terra. Isso significa que sua luz leva 1800 anos para chegar até nós. Nesse caso, a colisão não seria tecnicamente em 2022, mas teria sido no ano 42 ou 43 da Era Comum, 1975 anos atrás. Nesse sentido, olhar para essa colisão será como ver as estrelas há quase 2000 anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias