plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Asteroide passou 'perto' da Terra  e você nem percebeu

Com um diâmetro entre 130 e 300 metros, a rocha espacial esteve de nosso planeta na última quarta-feira (22)

Imagem ilustrativa da notícia Asteroide passou 'perto' da Terra  e você nem percebeu camera Os asteroides são pequenos corpos rochosos que possuem órbita definida ao redor do Sol | Reprodução

Os asteroides são pequenos corpos rochosos que possuem órbita definida ao redor do Sol. Eles fazem parte dos corpos menores do sistema solar e possuindo algumas centenas de quilômetros de extensão e podem ser potencialmente perigosos.

Na última quarta-feira (22), uma enorme rocha espacial passou o mais perto que já esteve de nosso planeta, precisamente às 11h42 (horário de Brasília). "Perto" em referenciais astronômicos: o asteroide 2021 NY1 chegou a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros da Terra, mais ou menos quatro vezes a distância entre nós e a Lua. Ou seja, não havia qualquer risco de colisão.

Veja também!

Mas, se eventualmente nos atingisse, o 2021 NY1 poderia causar um estrago considerável em alguma cidade. Com um diâmetro estimado entre 130 e 300 metros, ou seja, até três campos de futebol, ele passou em uma velocidade de 9,35 km/s. Veja o vídeo do fenômeno divulgado pelo Observatório Nacional.

Esta rocha é classificada como um "objeto próximo Terra" (Near-Earth Object ou NEO, na sigla em inglês), em uma lista que classifica asteroides e cometas potencialmente perigosos à humanidade. Entre outros fatores, são considerados o tamanho, órbita e futuras aproximações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias