plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CUIDADO!

Cobra se protege soltando "pum" ao invés de veneno 

A espécie utiliza um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.

Imagem ilustrativa da notícia Cobra se protege soltando "pum" ao invés de veneno  camera A serpente é endêmica nos desertos dos EUA e do México, mas, chegando apenas a cerca de 36 centímetros de comprimento | Reprodução

Enquanto a maioria das serpentes se defendem com seus dentes afiadíssimos, sua mordida veloz e principalmente seus venenos intoxicantes, a pequena cobra da espécie Gyalopion canum possui somente uma arma inusitada para se proteger dos predadores: um barulho de pum. Isso mesmo!

Conhecida popularmente como nariz-de-gancho-ocidental, a serpente é comum nos desertos dos EUA e do México. Ela possui cerca de 36 centímetros de comprimento e anão tem força, mordida ou peçonha, restando a ela apenas um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.

A defesa da cobra é um curto e repetido ruído que a espécie produz através de sua cloaca, cavidade pelo qual se abre o aparelho genital e urinário do animal.

SAIBA MAIS SOBRE A ESPECIE DE COBRA QUE SOLTA "PUM"

De acordo com o biólogo e morfologista Bruce Young, da Faculdade Lafayette, no estado da Pensilvânia, nos EUA, o som é emitido somente quando a serpente se sente ameaçada, utilizando dois grupos de músculos para isolar e comprimir o ar e então contraindo o esfíncter da cloaca e expelir o som: é, portanto, essencialmente um pum de cobra.

Veja também:

Segundo Young, o esforço que a Gyalopion canum utiliza para emitir o “pum” é tão grande que, segundo um experimento realizado em laboratório, elas são capazes de dar uma espécie de salto. “As cobras nariz-de-gancho-ocidental colocam tanta energia para produzir esse barulho que em alguns casos chegam a sair do chão”, afirmou o morfologista.

Curiosamente, a Gyalopion canum não possuindo veneno, força ou tamanho, se alimenta de aranhas, insetos e escorpiões, e não é a única espécie que utiliza um som similar ao de um pum para se defender.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias