plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOVA ESPÉCIE

Osga barulhenta está "invadindo" lares. Conheça aqui!

Nova espécie começou a ser encontrada nas casas de alguns moradores em Manaus (AM)

Imagem ilustrativa da notícia Osga barulhenta está "invadindo" lares. Conheça aqui! camera Elas invadiram as casas em Manaus | DanielAlon/Pixabay

Considerada uma grande aliada no controle de pragas domésticas, você certamente já viu uma osga (ou lagartixa) se esgueirando pelos cantos da parede da sua casa, sempre rápidas e em alerta. Aos seres humanos, não fazem nenhum mal: não mordem e nem são transmissoras de doenças, o que as fazem ser vistas cada vez mais com bons olhos.

Curiosamente, essas parentes dos lagartos, antes quase imperceptíveis, hoje já começaram a ser encontradas em alguns lares em Manaus, capital do Amazonas, com uma certa peculiaridade: ecoam pelas casas um barulho diferente, que muitos chegam a confundir com pássaros ou insetos.

LEIA TAMBÉM: Homem é picado por cobra ao tentar beijar animal

Sob o nome científico Lepidodactylus lugubris, essa nova espécie emite sons mais altos que o comum e são similares às já comumente conhecidas, Hemidactylus mabouia, de origem africana. Especialistas afirmam que as duas espécies são muito semelhantes, por isso pode ser difícil ver a diferença. É dito ainda que o barulho feito pela nova espécie costuma ser ouvido no fim da tarde e início da noite, como uma espécie de comunicação entre seus pares.

É importante ressaltar que, apesar do barulho e pela descoberta dessa espécie, a nova osguinha não traz nenhum problema para os seres humanos, se alimentando apenas de insetos presentes nas residências. Para os donos de gatos, porém, o recado é que se tenha cuidado, tendo em vista que os felinos podem ser impactados pela platinosomose, doença transmitida por osgas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias