plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOVA ESPÉCIE

Osga barulhenta está "invadindo" lares. Conheça aqui!

Nova espécie começou a ser encontrada nas casas de alguns moradores em Manaus (AM)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Osga barulhenta está "invadindo" lares. Conheça aqui! camera Elas invadiram as casas em Manaus | DanielAlon/Pixabay

Considerada uma grande aliada no controle de pragas domésticas, você certamente já viu uma osga (ou lagartixa) se esgueirando pelos cantos da parede da sua casa, sempre rápidas e em alerta. Aos seres humanos, não fazem nenhum mal: não mordem e nem são transmissoras de doenças, o que as fazem ser vistas cada vez mais com bons olhos.

Curiosamente, essas parentes dos lagartos, antes quase imperceptíveis, hoje já começaram a ser encontradas em alguns lares em Manaus, capital do Amazonas, com uma certa peculiaridade: ecoam pelas casas um barulho diferente, que muitos chegam a confundir com pássaros ou insetos.

LEIA TAMBÉM: Homem é picado por cobra ao tentar beijar animal

Sob o nome científico Lepidodactylus lugubris, essa nova espécie emite sons mais altos que o comum e são similares às já comumente conhecidas, Hemidactylus mabouia, de origem africana. Especialistas afirmam que as duas espécies são muito semelhantes, por isso pode ser difícil ver a diferença. É dito ainda que o barulho feito pela nova espécie costuma ser ouvido no fim da tarde e início da noite, como uma espécie de comunicação entre seus pares.

É importante ressaltar que, apesar do barulho e pela descoberta dessa espécie, a nova osguinha não traz nenhum problema para os seres humanos, se alimentando apenas de insetos presentes nas residências. Para os donos de gatos, porém, o recado é que se tenha cuidado, tendo em vista que os felinos podem ser impactados pela platinosomose, doença transmitida por osgas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias