Considerada uma grande aliada no controle de pragas domésticas, você certamente já viu uma osga (ou lagartixa) se esgueirando pelos cantos da parede da sua casa, sempre rápidas e em alerta. Aos seres humanos, não fazem nenhum mal: não mordem e nem são transmissoras de doenças, o que as fazem ser vistas cada vez mais com bons olhos.
Curiosamente, essas parentes dos lagartos, antes quase imperceptíveis, hoje já começaram a ser encontradas em alguns lares em Manaus, capital do Amazonas, com uma certa peculiaridade: ecoam pelas casas um barulho diferente, que muitos chegam a confundir com pássaros ou insetos.
LEIA TAMBÉM: Homem é picado por cobra ao tentar beijar animal
Sob o nome científico Lepidodactylus lugubris, essa nova espécie emite sons mais altos que o comum e são similares às já comumente conhecidas, Hemidactylus mabouia, de origem africana. Especialistas afirmam que as duas espécies são muito semelhantes, por isso pode ser difícil ver a diferença. É dito ainda que o barulho feito pela nova espécie costuma ser ouvido no fim da tarde e início da noite, como uma espécie de comunicação entre seus pares.
É importante ressaltar que, apesar do barulho e pela descoberta dessa espécie, a nova osguinha não traz nenhum problema para os seres humanos, se alimentando apenas de insetos presentes nas residências. Para os donos de gatos, porém, o recado é que se tenha cuidado, tendo em vista que os felinos podem ser impactados pela platinosomose, doença transmitida por osgas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar