plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VEM VER

Por que tanque de guerra soltou fumaça preta em desfile?

Especialista explica motivos que podem ter influenciado na fumaça.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Por que tanque de guerra soltou fumaça preta em desfile? camera Fumaça preta chamou a atenção do público e dos internautas, virando até memes nas redes sociais. | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lembra da fumaça preta que chamou atenção do público e dos internautas, durante o desfile dos blindados e tanques dos Fuzileiros Navais da Marinha, em Brasília, para o presidente Jair Bolsonaro? Pois é, o assunto deu o que falar e continua rendendo. As informações são do UOL.

Sob tensão política, Bolsonaro exibe tanques de guerra

Lata velha? Veja os memes do desfile militar de Brasília

Mas, afinal, qual o motivo da fumaça preta que saiu do tanque SK-105A2S Kürassier, um dos principais veículos da passagem? A gente te adianta que o modelo em questão foi produzido na Áustria e já usado por diversos governos e exércitos ao redor do mundo.

FUMACÊ VIROU ATÉ MEME

O que deveria ser uma demonstração de força do presidente, acabou virando motivo de chacota para muitos brasileiros, que não pouparam nas zoações e memes.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o tipo de fumaça e aquela proporção, apenas motores a diesel produzem. E esse é o caso da motorização do SK-105A2S Kürassier: um motor 6 cilindros, diesel, de 320 cv originais. Ou seja, em motores mais antigos, como é o caso desse, é normal soltar fumaça.

Segundo o especialista em motores da Takao, Maurício Ferrareis, os motivos são porque a regulamentação em cima dos motores a diesel e a emissão de poluentes não era tão restrita como hoje por meio de programas como o Proconve e o Euro e, quando a fumaça está em um nível tão alto quanto o apresentado é um sinal de motor fora da especificação original.

Desfile de tanques dura 10 minutos em Brasília

O especialista explica que, neste último caso, isso significa que a mistura entre óleo diesel e ar está mais rica do que deveria e, geralmente ocorre em um motor a diesel quando ele teve um novo ajuste ou foi preparado para entregar mais potência.

Ferrareis ressalta que, "no caso de veículos militares, além de não ter a preocupação em usar catalisador, geralmente são motores de linha de algum fornecedor que acabam recebendo ajuste para entregar mais potência para lidar com todo o peso do tanque ou blindado"

Outras questões que podem gerar tal "fumacê", de acordo com o especialista, é o uso de diesel de baixa qualidade ou até mesmo de diesel velho ou algum problema na bomba de combustível ou bico de injeção, ressaltando que nesse caso, geralmente a fumaça é branca e não preta, como a que foi saiu do tanque dos Fuzileiros Navais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias