plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CUIDADO COM O QUE COME!

Brasil: gado sofre com apetite depravado e manias estranhas

Influenciados por um animal dominante, bovinos podem ter problemas e acabar bebendo urina, lambendo árvores ou terra.

Imagem ilustrativa da notícia Brasil: gado sofre com apetite depravado e manias estranhas camera Bovinos com a síndrome podem beber urina, lamber árvores e terra. Especialista alerta sobre como evitar o problema | Freepik

A influência de um “animal dominante” pode ser um problema para o gado. Alguns bovinos podem ter dificuldade para se alimentar, além de apresentarem comportamentos estranhos. Quem lida com rebanhos deve estar atento aos sinais da “síndrome do apetite depravado”.

A síndrome é comum em fazendas de criação intensiva de gado de corte. Animais acometidos com a síndrome podem desenvolver o hábito de beber urina, lamber árvores ou terra. Em entrevista ao programa Giro do Boi, do Canal Rural, nesta segunda-feira (20), o médico veterinário Guilherme Vieira disse que os sintomas costumam ser confundidos com deficiência de minerais na alimentação dos bovinos.

Vaca louca: frigoríficos interrompem compra de gado

Estado já doou mais de um milhão de alevinos a piscicultores

“Engana-se o pecuarista que acha que essas manias dos animais estão relacionadas à uma mineralização ineficiente. As causas dos transtornos carenciais ou síndrome do apetite depravado são inúmeras, como hierarquia dos lotes, animal dominante ou mesmo o incorreto dimensionamento dos cochos, onde são oferecidas a suplementação”, diz.

Segundo o especialista, quando o pecuarista detectar este tipo de comportamento no rebanho, é necessário verificar se o tamanho dos locais de alimentação dos animais está correto, além de analisar a necessidade de separar animais.

“O pecuarista pode até aumentar a sua lotação, ter a quantidade de animais que quiser, mas para isso ele precisa de estrutura e manejo adequados caso não queira ver animal comendo terra ou bebendo urina”, avalia o médico veterinário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias