plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SE LIGA NAS DICAS!

Enem: veja possíveis assuntos que podem ser tema da redação

Confira os tópicos que podem ser abordados e comece a treinar agora mesmo!

Imagem ilustrativa da notícia Enem: veja possíveis assuntos que podem ser tema da redação camera Especialistas avaliam que o assunto "educação" deve influenciar os possíveis temas da edição desse ano | Pixabay

Assuntos relacionados à educação são sempre uma forte temática a ser explorada pelos vestibulares. Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado agora no mês de novembro (dias 21 e 28), não seria diferente.

Com o agravante da pandemia da Covid-19, problemas como a desigualdade educacional foram evidenciados, além de grandes mudanças impostas aos professores e alunos na tentativa de que pudessem se readequar às novas formas de ensino.

+ Vídeo: manifestantes anti-Bolsonaro protestam na Itália

+ Produtores de cacau do Pará participam do Salão de Paris

Considerando também o recente retorno às aulas presenciais em meio à pandemia, dividindo opiniões de especialistas e da sociedade em geral, discute-se por trás dos bastidores a “educação” como um dos possíveis temas da redação desse ano.

Por isso, confira abaixo alguns tópicos e comece a treinar agora mesmo!

Enem: veja possíveis assuntos que podem ser tema da redação
📷 |Pixabay

1 - Educação financeira

Especialistas avaliam que como os temas escolhidos pelo exame não são restritos, ou seja, todo mundo já tem ou teve algum tipo de contato com o assunto, existe a chance de que os desafios da educação financeira sejam abordados.

2 - Educação socioemocional

Esse é considerado outro ponto de forte visibilidade, que surge com a recente implementação do Novo Ensino Médio (N.E.M.) nas escolas brasileiras. Em outras palavras, trata-se da habilidade de lidar com os conhecimentos que vão além do conteúdo tradicional, como “autoconhecimento”, “comunicação não-violenta”, “empatia” e “tomada responsável de decisão”.

3 - Prática esportiva nas escolas

Outra aposta para esse ano reside na discussão do esporte no mundo escolar, especialmente com a passagem das Olimpíadas que pautaram questões relevantes, como a saúde mental e o machismo. Especialistas pontuam ainda a falta de investimentos das autoridades no esporte, assim como é possível falar sobre obesidade infantil e do esporte como um caminho de inclusão.

Enem: veja possíveis assuntos que podem ser tema da redação
📷 |Charlotte May/Pexels

+ Enem 2021: preparação final exige cautela

+ Instituições de ensino superior ofertam mais de 17 mil vagas

4 - Alfabetização

Um dos temas tão cotados para o Enem no ano passado, o tópico atual é considerado uma forte aposta para a edição 2021. Alfabetização é um tema possível, tendo em vista que o país carrega consigo 11 milhões de analfabetos. Com o ano atípico da pandemia da Covid-19 e o advento do ensino remoto, o desafio para alfabetizar se tornou ainda maior.

5 - Abandono escolar (evasão escolar)

A “evasão escolar” acontece quando um aluno sai da escola e não volta mais para o sistema. O trabalho de resgate da educação na vida de crianças e jovens já estava sendo exaustivamente trabalhado pelos profissionais da educação, que, em meio ao cenário pandêmico, se viram com uma dificuldade ainda maior de cumprir esses objetivos.

Como fator preocupante, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Cenpec Educação, cravou que no final do ano letivo de 2020 mais de 5 milhões de crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, estavam fora da escola ou sem acesso a atividades escolares.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias