plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Mês de maio terá eclipse lunar total; saiba quando!

Fenômeno astronômico poderá ser observado em todo o Brasil e outras partes do mundo no dia 16 de maio. Este será o primeiro eclipse lunar dos dois que estão previstos para 2022.

Imagem ilustrativa da notícia Mês de maio terá eclipse lunar total; saiba quando! camera Eclipse lunar total vai deixar a lua avermelhada no dia 16 de maio | Reprodução/NASA

O eclipse lunar é um evento astronômico raro, mas belo de se observar. o fenômeno ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com o planeta localizado entre os outros dois.

Previsto para o dia 16 de maio, o eclipse lunar total será completamente visível na maior parte da América do Sul, inclusive em todo o Brasil, e também em partes da América do Norte, África e Europa.

Primeiro eclipse solar de 2022 acontece neste sábado

Vídeo: tubarão engole câmera e imagens são impressionantes

O fenômeno do dia 16 irá durar pouco mais de 1 hora e 20 minutos e ocorrerá na madrugada, tendo início logo após a 00h30.

Um eclipse lunar, assim como os eclipses solares, pode ser total ou parcial e sua duração depende da posição da Lua em sua órbita ao redor da Terra, podendo chegar a até quase 2 horas.

Sombra da Terra é projetada na lua quando os astros estão alinhados
📷 Sombra da Terra é projetada na lua quando os astros estão alinhados |Reprodução

Em geral, quando a Lua está totalmente eclipsada, sua superfície adquire uma coloração avermelhada causada por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh: a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera da Terra, que desvia apenas comprimentos de onda específicos em direção à Lua.

Porém, ao contrário de um eclipse solar, que só pode ser visto de uma área relativamente pequena do mundo, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar do lado noturno da Terra. Além disso, os eclipses lunares são seguros para visualização sem qualquer proteção para os olhos ou precauções especiais, pois são mais escuros que a própria Lua cheia.

OUTROS FENÔMENOS

O mês de maio também irá registrar outros fenômenos astronômicos, como conjunções entre planetas e a lua, além de chuvas de meteoros. Confira o calendário de eventos abaixo:

06/05: Máxima atividade da chuva de meteoros eta-Aquáridas

08/05: Lua em Quarto Crescente

10/05: Pico da atividade da chuva de meteoros eta-Lirídas

16/05: Lua Cheia

16/05: Eclipse total da Lua

22/05: Conjunção entre Saturno e Lua

22/05: Lua em Quarto Minguante

24/05: Conjunção entre Marte e Lua e entre Júpiter e Lua

27/05: Conjunção entre Vênus e Lua

29/05: Conjunção entre Marte e Júpiter e entre Mercúrio e Lua

30/05: Lua Nova

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias