Você tem o hábito de segurar o espirro? Ou, é do tipo que deixa ele sair? Uma coisa é certa: apesar de muito comum entre as pessoas, fechar as narinas para evitar a saída de ar pode causar sérios prejuízos.
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola alerta que o espirro é um estímulo normal de defesa do organismo. De acordo com o especialista, quando a pessoa inala fumaça, pó, ou até vírus ou bactérias, o corpo tenta expelir o invasor pelo nariz. Ou seja, essa é uma forma do organismo tentar se proteger.
Por que não devemos reaproveitar os potes de sorvete?
Espíndola ressalta que a principal intenção do espirro é "eliminar secreções e agentes agressores ao corpo". No entanto, quando a pessoa segura o espirro, "toda a pressão gerada por esse fluxo de ar de alta velocidade que deveria ser expelido é travada e internalizada no corpo, aumentando a pressão intracraniana”.
Perigo! Não tome banho durante tempestades; entenda
A pressão, segundo o neurocirurgião, pode ser suficiente para gerar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ainda de acordo com o médico, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, o ato de segurar o espirro pode gerar o rompimento dos vasos. Apesar de rara, é uma situação que pode acontecer.
Não há formas de evitar um espirro. Portanto, a recomendação médica é sempre deixar ele fluir naturalmente. Quando o espirro vier, o médico orienta que a pessoa cubra o nariz e a boca com um lenço, ou até mesmo com o antebraço.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar