Vida de urubu não é fácil. Tido como um animal imundo, o urubu é uma ave considerada ‘ruim’ por muitas pessoas. Muitos acreditam que ele é sinal de mau agouro. Ter o animal voando sobre a casa ou pousando no telhado, seria um sinal de morte.
+ Vídeo: urubu invade casa e deixa "lembrancinha" na cama
+ Esquadrilha da fumaça fez sucesso no Círio até com urubu
Ao contrário do que muitos pensam, os urubus têm uma função muito importante, sendo fundamentais para manter o equilíbrio saudável do ecossistema. Por comerem animais mortos, eles trabalham como “faxineiros”, limpando e removendo carcaças da natureza. Seu trabalho evita a propagação de bactérias e toxinas que causam doenças e até matam outros animais, inclusive o homem.
Espécie
Muita gente acha que urubu se refere a uma espécie só, mas a verdade é que o termo se refere a um conjunto delas. São 23 aves de grande porte que comem carcaças. Elas estão inseridas na família Cathartidae, do grupo dos Cathartiformes.
Nas américas, existem sete espécies, cinco delas encontradas no Brasil: o urubu-rei (Sarcoramphus papa), o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus), o urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), o urubu-da-mata (Cathartes melambrotus) e o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).
Na Amazônia, os mais comuns são o urubu-de-cabeça-preta, o urubu-de-cabeça-vermelha e o urubu-de-cabeça-amarela.
Alimentação
Além de carne, os urubus podem se alimentar de outros alimentos em decomposição, como frutas podres. Isso é possível pois a ave tem um organismo adaptado, propício a este hábito.
Uma característica marcante, é a ausência de plumagem na cabeça, isso evita que ela se misture ao sangue enquanto os urubus destroçam as carcaças. Outra característica fisiológica muito importante para o hábito alimentar dos urubus, é a liberação de um suco gástrico no estômago que neutraliza bactérias e toxinas.
O urubu-de-cabeça-vermelha é altamente resistente à bactéria que provoca o botulismo. Seu organismo suporta uma quantidade suficiente que levaria a óbito mais de 300 roedores de pequeno porte. Cientistas também descobriram, que eles são resistentes à cólera, lepra e até ao antraz.
Caçadores?
Os urubus conseguem consumir uma carcaça muito rápido. Dependendo do tamanho, em menos de meia hora eles já removeram toda a carne. Algumas espécies de urubus conseguem comer até os ossos.
As garras dos urubus não foram feitas para capturar uma presa, portanto estes animais não são caçadores, eles dependem da sorte para encontrar carcaças. Mas nisso, são muito bons. Eles conseguem avistar alimentos a mais de 1 km de distância.
Por isso, a crença de que os urubus rodeiam a carcaça e animais moribundos é falsa. Quando eles avistam um cadáver, os urubus partem imediatamente até eles antes que outros predadores cheguem. Quando alguém avistar um bando de urubus circulam algum local, significa que eles ainda não encontraram uma carcaça.
Os urubus são perigosos?
Por suas características, urubus quase não caçam presas. Eles se alimentam de carcaças encontradas no ambiente. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não são sujos.
Os urubus não transmitem doenças. O seu papel sanitário no meio ambiente ajudando a retirar e a neutralizar bactérias nocivas do ambiente.
Quanto vive um urubu?
Os urubus vivem cerca de 20 anos. Porém no Brasil, um dos mais velhos é o urubu-rei, com 60 anos. Ele pode ser visto no Bioparque da Amazônia, no Amapá. No entanto, este é um caso incomum, já que a maioria das aves vivem no máximo, uma média de 30 anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar