plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PONTADA NO ABDÔMEN

A famosa "dor de veado": por que aparece e como evitá-la

Dor incômoda pode atrapalhar seu ritmo de treino, por esta razão, aprenda a evitá-la.

Imagem ilustrativa da notícia A famosa "dor de veado": por que aparece e como evitá-la camera Dor na lateral do abdômen é comumente sentida por pessoas durante exercícios físicos | Reprodução

A prática de exercícios físicos requer bastante preparo e conhecimento de quem pretende trabalhar o bem estar do corpo e da mente. No entanto, uma complicação relativamente comum de treinar incorretamente é a manifestação de uma dor aguda na lateral do abdômen.

Conhecida popularmente como "dor de veado", "dor desviada" ou apenas "dor lateral", a sensação, similar a uma pontada no abdômen, ocorre durante sessões de treino mais intensas e, por vezes, provocam a interrupção do exercício.

Veja também:

Saiba como prevenir as dores de cãibra em alta temperatura

Quiropraxia: conheça a técnica que atua no alívio de dores

Mas a solução para essa problemática é mais fácil do que parece. Primeiro, é importante saber o motivo pelo qual a dor surge.

É comum muitas pessoas, durante um treino intenso, inspirarem pelo nariz e expirarem pela boca ou mesmo confundir este movimento de respiração e usar somente a boca.

Mas a verdade é que o correto a se fazer é inspirar e expirar exclusivamente pelo nariz, conforme explica a professora Maria Carolina Pimenta, que atua em uma rede de academias em São Paulo.

“Isso gera a má oxigenação do sangue no diafragma, que é o principal músculo responsável pela respiração. Quando o ritmo da corrida está intenso, o atleta não consegue suprir à quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo à produção de ácido lático, que causa a dor lateral na barriga”, explica a especialista à revista “Women’s Health”.

Pessoas sedentárias ou iniciantes da modalidade têm maiores chances de passar por isso, uma vez que as atividades intensas demandam mais condicionamento aeróbico. “O treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também pode ajudar a evitar esse incômodo. Seu condicionamento físico vai melhorar e a dor não aparecerá mais”, indica Maria Carolina.

Ao sentir a dor na corrida, a orientação é parar o treino, respirar profundamente pelo nariz e soltar pela boca. “Repita essa ação várias vezes até a dor passar. Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade ao exercício”, explica. “E lembre-se: alimentar-se de maneira leve e saudável, principalmente antes do treino, vai permitir que o seu desempenho seja muito melhor na corrida. Consequentemente, evitará que você sinta a dor”, completa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias