O celular se tornou nosso companheiro diário e está sempre ao alcance das mãos, seja no bolso, na calça, na mochila, no carro ou na bolsa. Com isso, as chances de incidentes, como deixar o aparelho cair na água, acabam fazendo parte da nossa rotina também.
Nesse momento, entra em cena aquele velho conselho que sempre é dado pelos amigos: colocar o celular no arroz. Mas será que essa técnica realmente funciona?
A preocupação com as consequências que essa queda pode trazer e o que é possível fazer para evitar danos mais sérios são duas dúvidas muito comuns.
A oxidação dos componentes eletrônicos, que ficam na parte interna dos aparelhos, é a principal consequência que uma queda na água pode causar nos smartphones. Quanto mais tempo o aparelho ficar em contato com o líquido, maiores são os danos irreversíveis. Por isso, quando esse tipo de situação acontecer, o mais indicado é que o dispositivo seja retirado o quanto antes da água.
Nesses casos, quanto antes você procurar uma boa assistência técnica, melhor. Isso porque, nesses locais, os profissionais têm métodos eficazes para retirar a oxidação das peças afetadas pelo problema.
Afinal, colocar celular no arroz funciona?
Essa é uma das indicações mais comuns quando um celular cai água: colocá-lo no pote de arroz cru. Apesar de parecer mito, essa dica pode funcionar, segundo os especialistas. E a principal explicação para isso é devido à capacidade de absorção que o arroz possui.
Agora que você já sabe que existem evidências de que o método do arroz pode funcionar, é importante conhecer o passo a passo de como agir caso o seu celular caia na água. Confira passo a passo: o que fazer se o celular cair na água
1- A primeira coisa a se fazer, é tirar o smartphone da água;
2- Em seguida, desligue o telefone;
3- Depois, retire a bateria, o chip e o cartão de memória;
3- Enxugue o aparelho com uma toalha ou pano macio;
4- Coloque o celular em um pote com arroz cru de modo que ele fique completamente encoberto pelos grãos secos;
5- Deixe o recipiente em um local seco que receba luz do sol;
6- Deixe o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas;
7- Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.
Secador de cabelos
Usar o secador de cabelos é outra técnica bastante conhecida quando o assunto é retirar a umidade de um celular que caiu na água. Apesar de ajudar a reduzir o problema, é preciso cuidado para que o objeto não cause superaquecimento dos componentes internos do smartphone.
O ideal é manter uma distância de dois metros entre o secador e o aparelho. Assim, o ar quente não soprará diretamente no dispositivo.
Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor remédio. Portanto, se estiver planejando uma viagem para praia, adquirir uma capinha que seja à prova d'água pode ser uma excelente maneira de manter seu celular seguro, principalmente em situações como essa em que o aparelho fica mais exposto à água.
Como vimos, colocar o celular no arroz pode ajudar a salvar o seu telefone, porém não existe nenhum tipo de garantia de que a técnica funcione em todos os casos. E caso a tentativa não dê o resultado esperado, não se esqueça de que é importante ir o quanto antes até uma assistência técnica para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar