plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TÉCNICA PERIGOSA

Malha costurada na língua para emagrecer; saiba os riscos

Técnica ilegal e perigosa atrai clientes ao Paraguai.

Imagem ilustrativa da notícia Malha costurada na língua para emagrecer; saiba os riscos camera A técnica não é uma prática médica comum e pode ser perigosa e ilegal em alguns lugares | Divulgação

A técnica de emagrecimento com a costura de uma malha na língua, não reconhecida no Brasil, tem atraído brasileiros para clínicas no Paraguai.

O procedimento consiste em prender temporariamente uma tela plástica na língua, que causa dor e torna a alimentação restrita a líquidos, resultando em rápida perda de peso.

Veja também:

Como acelerar o metabolismo para emagrecer? Veja as dicas!

Quer ganhar mais dinheiro ou emagrecer?

No entanto, especialistas alertam que essa prática é considerada uma "loucura" que pode levar a riscos como infecções, compulsão alimentar e recuperação do peso perdido.

Embora seja realizada em alguns países da América Latina e nos Estados Unidos, no Brasil, a técnica não é reconhecida.

Essa técnica não é uma prática médica comum e pode ser perigosa e ilegal em muitos países.

A malha de plástico, comumente utilizada na medicina, é presa na língua do paciente com seis pontos isolados. O procedimento é realizado com anestesia local e, se não houver sangramento, o paciente é liberado imediatamente após a operação.

A malha permanece na língua por 30 dias e durante esse tempo, o paciente é instruído a seguir uma dieta líquida com baixo teor calórico, a fazer exercícios físicos e a manter uma boa higiene bucal para evitar o acúmulo de restos de alimentos sob a malha.

O objetivo é dificultar a alimentação, o que pode levar a uma perda de peso rápida. O médico especialista em medicina laboratorial, Roberto Franco do Amaral, alerta que a técnica de "malha" costurada na língua para emagrecer é considerada perigosa por muitos médicos e especialistas em saúde, pois pode levar a várias complicações graves, incluindo:

Sangramento: a costura na língua pode causar sangramento significativo, o que pode levar à anemia e outras complicações.

Infecção: a introdução de corpos estranhos no corpo, como a malha cirúrgica, aumenta o risco de infecções, que podem ser graves e até mesmo colocar a vida em risco.

Dificuldades respiratórias: a presença da malha cirúrgica na língua pode dificultar a respiração, especialmente durante o sono, o que pode levar a problemas respiratórios graves, como apneia do sono.

Problemas na fala: a costura na língua pode afetar a fala, tornando-a difícil ou impossível de compreender, o que pode levar a problemas de comunicação e isolamento social.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ressaltou que não legisla sobre nenhum procedimento neste sentido e a regulação, nestes casos, é feita pelos conselhos das categorias profissionais. Quando se trata de procedimentos médicos no Brasil, a Anvisa possui o papel de regulamentar as regras de funcionamento, bem como registrar equipamentos como maquinário, anestésicos e insumos, por exemplo.

No caso da "malha na língua", a Anvisa fala que, como se trata de algo realizado no exterior, não possui nenhuma ação neste sentido e também afirma não saber de registro de estabelecimentos que o façam no Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias