O estresse acontece não somente com os adultos. As crianças também podem sofrer, por diversas causas e motivos, do distúrbio que nada mais é do que uma reação do organismo diante de situações difíceis. Assim como nos adultos, as crianças também exibem momentos de tensão, que podem até mesmo se apresentar de maneira mais forte.
A psicóloga do CIIR Edna Barros, explicou sobre o que causa estresse infantil. E segundo a médica o excesso de atividades na rotina, como: ir para a escola, idiomas, atividade física, excesso de ocupações pode levar a criança a um nível de estresse.
E para evitar o estresse na infância, é importante que além das atividades rotineiras, a criança tenha um momento de lazer, com familiares que estejam dispostos a entrar na brincadeira.
Conteúdo relacionado:
E como já sabemos o estresse é prejudicial à saúde da criança, a psicóloga Edna Barros explicou os males e as doenças que ele pode acarretar na infância.
“O estresse pode causar inúmeros prejuízos, seja na escola, no sono, dificuldade na concentração, então muitas vezes vamos ver esse prejuízo, principalmente na escola, no rendimento escolar, que acaba sendo uma criança mais irritada e sonolenta, com comportamento muitas vezes opositores, não quer respeitar os pais, não quer brincar", disse ela.
E continuou dizendo que as doenças causadas pelo estresse podem ser mais perigosas.
“O estresse em si já é considerado uma comorbidade, uma doença, e além disso pode ocasionar, podendo ser um dos sintomas para depressão, para ansiedade, para quem não sabe as crianças também têm esse tipo de adoecimento”. Finalizou Edna Barros.
Então é importante que os pais consigam criar um ambiente de tranquilidade para o filho, e sempre proporcionar momentos relaxantes que fujam da rotina, para que a criança consiga crescer de maneira saudável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar