Os seres humanos, há milênios, tem feito cada vez mais uso dos recursos naturais e ocupado espaços onde, no passado, existiam apenas florestas nativas. Este movimento faz com que animais que viviam em meio selvagem acabem entrando em zonas urbanas e, por vezes, até mesmo dentro das residências.
Um dos animais que costumam fazer isso é o gambá, mais conhecido como mucura na região norte do Brasil. O bicho, que está presente em diversas partes do país, é um dos mais comuns da vida selvagem de serem encontrados em telhados e forros, causando certo incômodo nas pessoas que ali vivem.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Tá incomodado? Veja dicas para se livrar de uma mucura
- Sem vida? Mucura é vista "apagada", rodeada de mosquitos
No entanto, as atitudes de perseguir, caçar, prender ou matar estes animais, por vezes considerados pragas, devem ser sumariamente evitadas pois são consideradas crime ambiental passível de prisão de seis meses a um ano e multa, de acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998).
Quer ler mais notícias de cursiodades? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Esta época do ano, de setembro a novembro, é onde as fêmeas das mucuras costumam sair das florestas em busca de alimento e abrigo para a reprodução da espécie. Muitas delas, após terem filhotes, buscam locais escuros e seguros para se proteger de eventuais ameaças, assim como também para resguardar a cria.
Por esta razão é possível encontrar estes animais em forros e telhados. Outro fator que facilita a presença das mucuras nas casas é a disponibilidade de alimento em sacos de lixo colocados em quintais, especialmente.
JÁ QUE NÃO PODE PRENDER OU MATAR, O QUE FAZER COM AS MUCURAS?
A solução é mais simples do que parece. Basta observar os hábitos do animal, como o local por onde ele está se abrigando e alimentando. Sendo assim, é ideal que o lixo doméstico seja guardado em outra parte da casa, assim como um buraco ou fresta que sirva de acesso à ele seja fechado quando o bicho não estiver lá.
Se a casa for próxima a uma área de mata, podar galhos de árvores que facilitem o acesso da mucura ao telhado pode ser uma boa ideia, assim como conduzir o bicho de alguma forma de volta á floresta.
Em geral, os gambás possuem hábitos noturnos e não costumam ser agressivos, apenas quando se sentem ameaçados. Há casos em que as pessoas recorrem a "métodos caseiros" para espantar as mucuras, como fumaça, pimenta do reino moída, naftalina, amônia, entre outras coisas que emitem cheiros fortes e incômodos aos bichos.
Também é possível acionar os batalhões especializados em proteção ambiental e animal, como o BPA da Polícia Militar do Pará. Eles poderão fazer a remoção da mucura da melhor maneira para resguardar a integridade da espécie.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar