Como eram os padrões sociais e de gênero há três mil anos atrás? Pois bem, tudo o que sabemos sobre as características e o modo de vida na pré-história pode estar comprometido após uma grande descoberta arqueológica na Espanha.
A pedra funerária ou estrela foi encontrada por arqueólogos no complexo funerário de Las Capellanías, na cidade de Cañaveral de León, no sudoeste da Espanha. O monumento remete a idade do Ferro/Bronze e era usada para marcar onde pessoas importantes seriam enterradas, algo semelhante a uma lápide, embora pudesse ser usada para comemorações e dedicação.
Conteúdo relacionado
- Arqueólogos russos encontram imagem antiga de Jesus
- Templo dedicado a 'Deus serpente' é achado no México
- Arqueólogos acham 'retratos' de múmias pela 1ª vez no Egito
O detalhe interessante é que na pedra existe a figura humana detalhada com rosto, pé e acessórios bem esculpidos. O mistério é que o corpo está com cocar e colar, adornos geralmente associados a figuras femininas, no entanto, também apresenta uma genitália e duas espadas, remetendo à figura masculina.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A pedra fez os arqueólogos questionarem sobre os padrões representados nesses monumentos, fazendo-os pensar que os papéis de gênero eram mais adaptáveis do que se imaginava anteriormente. Além disso, adornos masculinos e femininos não eram condicionados ao gênero.
Complexo funerário de Las Capellanías
O sítio arqueológico está localizado numa região que provavelmente foi um caminho natural para uma bacia hidrográfica, o que os pesquisadores explicaram em comunicado que provavelmente pode ter sido uma “rodovia de comunicações de sua época”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar