plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Descubra 5 hábitos que acabam com o seu carro 

Veja quais hábitos você pode evitar para que o carro dure mais

Imagem ilustrativa da notícia Descubra 5 hábitos que acabam com o seu carro  camera Carro na oficina mecânica | (Foto: Reprodução freepik)

O cuidado com o carro é importante por várias razões, entre elas a segurança, durabilidade, economia, valor de revenda e conforto. O cuidado com o veículo não é apenas importante para a segurança e o desempenho do carro, mas também para economizar dinheiro a longo prazo e minimizar o impacto ambiental.

Alguns hábitos que adquirimos ao longo da vida são considerados certos, mas quando se trata de cuidados com automóveis, nem sempre essa percepção está correta. A intenção pode ser boa, no entanto, algumas práticas, se mantidas continuamente, podem diminuir a vida útil de componentes, gerar despesas inesperadas com reparos e comprometer a segurança do veículo.

Conteúdos relacionados:

Veja dicas importantes para evitar problemas no carro:

  • Completar o nível do radiador com água da torneira é um exemplo disso. Embora verificar regularmente o nível do sistema de arrefecimento do motor seja um hábito recomendável, usar água da torneira para completar o nível é prejudicial. Com o tempo, isso pode causar corrosão, entupimentos e diminuição da temperatura de ebulição. O manual do proprietário sempre recomenda o uso de água destilada ou desmineralizada, juntamente com o aditivo recomendado pela montadora, variando a quantidade conforme o veículo.
  • É importante nunca abrir o reservatório com o motor quente, pois o líquido e os gases sob pressão podem causar queimaduras graves. E, ao adicionar água desmineralizada e aditivo após o superaquecimento do motor, faça-o lentamente para prevenir choque térmico.
  • "Segurar" o carro com a embreagem é uma prática que, embora demonstre habilidade, pode acelerar o desgaste dos componentes da embreagem. É recomendável usar o freio de mão em aclives antes de iniciar a marcha, o que não só poupa os componentes da embreagem, mas também aumenta a segurança.
  • Dirigir na "banguela" é outro hábito prejudicial. Colocar o câmbio em neutro não economiza combustível e pode danificar o conjunto da transmissão. Além disso, em descidas, sobrecarrega os freios, reduzindo sua eficiência e aumentando o risco de acidentes.
  • Ignorar o amaciamento do motor é um erro comum. Muitos manuais ainda recomendam evitar altas rotações nos primeiros quilômetros para permitir que os componentes internos se ajustem, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
  • Instalar engate em veículos não autorizados também pode ser problemático. Alguns modelos não têm capacidade para tracionar reboques e isso é especificado no manual do proprietário. Ignorar essa restrição pode comprometer a segurança e danificar o veículo. Sempre verifique no manual a capacidade de tração e as recomendações para instalação de engate.

Quer ler mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no Whatsapp

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias