plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DESCOBERTA NA ÍNDIA

Veja a maior cobra que existiu na Terra, maior que um T-Rex

Pesquisadores indianos encontraram fósseis de uma cobra pré-histórica que podia medir até 15 metros de comprimento e pesar cerca de uma tonelada. Animal pode ser o maior réptil que já existiu.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja a maior cobra que existiu na Terra, maior que um T-Rex camera Cobra gigante nomeada como "Vasuki indicus" podia chegar a 15 metros e pesar uma tonelada. Animal pode ter sido o maior réptil que já existiu, maior até que o "T-Rex" | Reprodução

O estudo e pesquisa da evolução da vida animal na Terra fascina milhões de pessoas ao redor do mundo. O trabalho dos pesquisadores para apurar como era a realidade do nosso planeta há milhões de anos traz revelações impressionantes de uma realidade tão distante que sequer humanos existiam.

Pesquisadores da Índia fizeram uma descoberta impressionante ao encontrarem 27 vértebras de uma das maiores cobras que já vagaram pela Terra. Este réptil colossal, apelidado de "Vasuki indicus", ostentava um comprimento estimado entre 11 e 15 metros, superando até mesmo o maior Tiranossauro Rex conhecido, o famoso "Sue", com seus 12,3 metros.

CONTEÚDO RELACIONADO:

O achado extraordinário foi detalhado em um artigo publicado neste mês de abril no periódico Scientific Reports. As vértebras fossilizadas da "Vasuki indicus" foram encontradas em uma mina de carvão fóssil na região de Panandhro, no oeste da Índia.

Acredita-se que esta "Anaconda da vida real" tenha habitado os pântanos indianos durante a era Cenozóica, um período que testemunhou a extinção dos dinossauros, há cerca de 47 milhões de anos. Além de sua envergadura notável, os cientistas foram capazes de estimar seu peso, que pode ter alcançado uma tonelada.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Análises revelaram que a Vasuki indicus compartilhava muitas características com as pítons modernas e não possuía veneno em sua mordida. Segundo Debajit Datta, pesquisador de pós-doutorado em paleontologia no Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee (IITR), esta cobra de emboscada lenta provavelmente capturava suas presas através da constrição, semelhante a sucuris e pítons.

ANACONDAS QUE HABITARAM A TERRA

Esta descoberta coloca Vasuki em uma liga de gigantes, rivalizando em tamanho com outra cobra monumental, a Titanoboa, descoberta na Colômbia em 2009. Ambas compartilham proporções impressionantes, mas as diferenças anatômicas ainda estão sendo investigadas pelos cientistas.

A maior vértebra de Vasuki media cerca de 11,1 cm de largura, sugerindo um corpo robusto e cilíndrico, possivelmente com cerca de 44 cm de diâmetro. A descoberta revela detalhes fascinantes sobre a ecologia das cobras do passado e sua influência nos ecossistemas antigos. Pertencendo à família Madtsoiidae, um grupo extinto de cobras, a Vasuki indica uma história evolutiva complexa que se estende por milhões de anos e atravessa continentes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias