plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
E AGORA?

"Porta do Inferno" na Sibéria aumentou 200 metros em 10 anos

Elevação da temperatura global provocou o aumento do buraco conhecido como "Porta do Inferno" na Sibéria.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Porta do Inferno" na Sibéria aumentou 200 metros em 10 anos camera Dimensões do gigantesco buraco conhecido como "Porta do Inferno" aumentaram na última década | Reprodução

O mundo está mais quente. Os registros históricos anuais apontam que a Terra está vivenciando uma das fases mais quentes da humanidade. O derretimento das calotas polares, as mudanças climáticas e os desastres naturais se acentuam e as consequências se tornam irreversíveis.

Recentemente, pesquisadores e autoridades russas perceberam que o buraco conhecido como "Porta do Inferno" está aumentando. E o ritmo é acelerado. Nos últimos 10 anos, a dimensão do local cresceu 200 metros.

CONTEÚDO RELACIONADO:

O motivo para o aumento da "Porta do Inferno" se deve, em grande medida, pela elevação da temperatura global, que provoca o derretimento do permafrost (solo congelado). Um estudo recente aponta que o buraco, considerado o maior "megadesmoronamento" do mundo, está aumentando a um ritmo alarmante.

Conhecido pelos russos como Batagaika, o gigantesco buraco surgiu por volta da década de 1970 e tem cerca de 100 metros de profundidade. No entanto, sua largura não para de aumentar. Em 2014, media 790 metros de largura e agora em 2024, apresenta 990. O estudo sobre a descoberta, publicado no periódico Geomorphology, foi feito por meio de análises de imagens de satélite.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A pesquisa publicada recentemente sugere que a face do penhasco da cratera recua 12 metros por ano devido ao descongelamento do permafrost. O colapso do morro, que deslizou para uma profundidade de 55 metros abaixo do penhasco, também está derretendo rapidamente e afundando. "O volume total de descongelamento do permafrost e perda de material da cratera Batagaika é de cerca de 1 milhão de metros cúbicos por ano", diz o estudo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias