plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DESCOBERTA

Excalibur: espada milenar é encontrada na Espanha

A espada chamada "Excalibur" vem de uma antiga lenda medieval que remete ao Rei Arthur. O achado é uma descoberta de um grupo de arqueólogos, na Espanha.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Excalibur: espada milenar é encontrada na Espanha camera A espada remonta à lenda do Rei Arthur. | Foto: Divulgação

Um estudo revelou que uma espada rara e antiga foi encontrada na cidade de Valência, na Espanha. A descoberta arqueológica revelou que o artefato de 46 cm de comprimento, surgiu no solo em uma casa da era islâmica nas proximidades do antigo fórum romano.

Ao analisarem o objeto, os pesquisadores revelaram detalhes sobre sua construção e história. A chamada "Excalibur", é ricamente decorada com placas de bronze e entalhes habilmente trabalhados, o que mostra não apenas a preocupação estética, como também contribui para uma empunhadura mais eficiente, facilitando sua utilização durante o combate.

O achado, é fundamental na compreensão das habilidades artesanais e técnicas metalúrgicas da época. Sua disposição vertical também remete à famosa lenda que inspirou seu nome.

Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

A época e data da espada, foi possível graças aos esforços do arqueólogo José Miguel Osuna, da Universidade de Granada. A análise do objeto revelou que se trata de um artefato do século X, período em que Valência estava sob domínio muçulmano.

O artefato possui 46 cm de comprimento e ao século X, ainda na era medieval.
📷 O artefato possui 46 cm de comprimento e ao século X, ainda na era medieval. |Foto: Divulgação

Ela levou o apelido da lendária arma do Rei Arthur, embora a relação seja apenas no nome.

O que se sabe até o momento é que a espada foi usada pela última vez durante o período em que parte do território espanhol ainda estava sob controle muçulmano.

Os indícios sugerem que a espada era de um cavaleiro, dadas suas dimensões e a ausência de um protetor de mão, características típicas de armas empunhadas por guerreiros montados.

Descoberta rara

Segundo o comunicado oficial, trata-se da primeira espada do período do período islâmico que surge em Valência, o que ganha ainda mais importância quando consideramos que o último estado muçulmano na Espanha acabou em 1492, quando emirado de Granada capitulou diante do Rei Fernando II de Aragão.

Lenda de Excalibur

O nome da espada encontrada na Espanha, Excalibur, vem de uma antiga lenda medieval bastante conhecida: a lenda do Rei Artur.

Embora suas origens exatas sejam incertas, a história do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda passa de geração em geração através de várias tradições e obras literárias ao longo dos séculos.

Artur é famoso por ser um nobre de nascimento humilde, criado pelo mago Merlin após a morte de seus pais. Sua verdadeira identidade surge quando ele é capaz de retirar a lendária espada Excalibur de uma pedra, um feito que nenhum outro homem conseguia realizar.

Após provar sua legitimidade como rei, Artur governa sobre a Bretanha com justiça e sabedoria. Ele estabelece a corte em Camelot e reúne um grupo seleto de cavaleiros de grande bravura e honra, conhecidos como os Cavaleiros da Távola Redonda.

Uma das aventuras mais famosas dos Cavaleiros da Távola Redonda é a busca pelo Santo Graal, o cálice que seria de Jesus Cristo, na Última Ceia.

Outros grandes nomes dessa lenda são a rainha Guinevere e seu melhor cavaleiro, Lancelot, que têm um caso de amor escondido do rei. Além disso, a história também traz uma Traição de Mordred, filho ilegítimo de Artur, que conspira contra ele e desencadeia uma guerra civil.

Na história, Artur é mortalmente ferido na batalha final contra Mordred, mas é levado para a ilha mítica de Avalon para se recuperar. Diz a lenda que Excalibur volta para o lago de Avalon, permanecendo perdida até outro nobre cavaleiro encontrar.

Seja como for, uma réplica parecida e com igual importância histórica apareceu na Espanha, e intriga os historiadores tanto quanto a lenda.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias