plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
QUE AGONIA!

Por que a picada de alguns insetos coça tanto? Entenda!

Saiba como as picadas de mosquito e borrachudo causam irritação e inflamação devido às proteínas na saliva. Dicas de tratamento e prevenção incluídas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Por que a picada de alguns insetos coça tanto? Entenda! camera A reação alérgica às picadas pode variar de pessoa para pessoa, | Foto: depositphotos

A picada de um mosquito ou borrachudo pode causar irritação na pele devido à saliva desses insetos, que contém proteínas que facilitam a absorção do sangue e podem causar reações alérgicas.

Segundo o pesquisador Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz, a quantidade dessas proteínas varia entre os diferentes insetos. O mosquito usa seu bico como uma agulha para alcançar o sangue, enquanto o borrachudo e o maruim rasgam a pele. "É justamente por isso que as picadas de borrachudo e maruim irritam e inflamam mais." Afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A reação alérgica às picadas pode variar de pessoa para pessoa, desde coceira e vermelhidão até inchaço no local da picada.

Segundo Cristiana Abdalla, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), a reação alérgica causada pelas picadas desses insetos varia de pessoa para pessoa, assim como tem gente que não sente absolutamente nada, outras apresentam coceiras, vermelhidão e até inchaços no local da picada. Essas coceiras podem se prolongar por até cinco dias. A profissional recomenda que o paciente procure um médico para avaliar a área afetada.

"Se você perceber que a sua reação à determinada picada saiu do habitual, vale procurar ajuda de um especialista." Isso porque, em casos mais graves, é possível que uma simples picada de inseto cause um choque anafilático —uma reação alérgica que dificulta a respiração, causa náuseas, vômito, tontura, sensação de desmaio, suores intensos e aumento dos batimentos cardíacos. "Não são comuns, mas são possíveis", destaca Lourenço.

PODE COÇAR?

É possível coçar a área afetada, mas deve-se ter cuidado para não irritar ainda mais a pele ou causar feridas. Não há comprovação científica de que remédios caseiros, como cremes de cânfora, limão ou vinagre, aliviam a coceira.

"A coceira é um mecanismo de defesa e coçar pode aliviar um pouco o incômodo, mas cuidado. Certifique-se que está com as mãos limpas e evite usar as unhas para não irritar ainda mais a pele ou causar feridas, que podem ser a porta de entrada para uma infecção secundária." Alerta Cristina.

CUIDADOS PREVENTIVOS

O uso de compressas de gelo pode ajudar a reduzir a inflamação e a coceira. É importante tomar medidas preventivas, como usar repelente, roupas compridas e mosquiteiros, pois os insetos também podem transmitir doenças como dengue, zika e malária.

Segundo Ricardo Lourenço, a atração dos insetos não está relacionada ao tipo de sangue, mas sim à composição dos odores do suor e do corpo. Roupas escuras também podem atrair mais mosquitos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias