Arqueólogos descobriram uma estátua de mármore do deus grego Hermes durante escavações em um antigo esgoto romano na cidade de Heracleia Sintica, no sudoeste da Bulgária. Segundo os pesquisadores, o estado de preservação da peça foi um dos aspectos mais significativos da descoberta.
Lyudmil Vagalinski, líder da equipe de arqueólogos, afirmou que a cabeça da estátua está preservada, embora existam fraturas nas mãos. A peça é identificada como uma cópia romana de um original grego antigo.
A descoberta foi anunciada nas redes sociais da Arqueologia Bulgária. Os arqueólogos explicaram que, após um terremoto ter atingido a cidade por volta de 388 d.C., a estátua foi colocada nos esgotos e coberta de terra, o que ajudou em sua conservação. A peça, feita de um único bloco de mármore, data provavelmente do século II d.C. Existem poucas estátuas semelhantes de Hermes preservadas no mundo.
Conteúdo relacionado:
- Cientistas descobrem papiro com milagre de Jesus na infância
- Desce uma! Cervejaria ressurge em vestígios da Roma Antiga
- Robô subaquático acha navio de 3.300 anos no mar de Israel
Os pesquisadores estão preparando uma estrutura especial para retirar a escultura do local com segurança. Ela será embalada e içada por um guindaste para ser transportada a um museu.
A descoberta foi feita na antiga cidade de Heracleia Sintica, perto da fronteira com a Grécia. A região búlgara de Pirin, na Macedônia, foi uma cidade fundada pelo rei macedônio Filipe II entre 356 a.C. e 339 a.C.
Quer mais notícias curiosas? acesse o nosso canal no WhatsApp
Os arqueólogos sugerem que os habitantes de Heracleia Sintica tentaram preservar a estátua mesmo após a adoção do cristianismo como religião oficial no Império Romano. A cidade entrou em declínio após o terremoto e foi abandonada por volta do ano 500 d.C.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar