Quem não gosta de uma boa limpeza em casa, principalmente em ambientes como o banheiro e a cozinha? Muita gente se preocupa em limpar vidros, fogão, pias, utensílios, geladeiras e outros itens comuns, mas acaba esquecendo da esponja de lavar louça, por exemplo.
Embora pareça um item sem tanta importância, esse pequeno acessório pode ser um verdadeiro ninho de bactérias, com mais de 360 tipos diferentes de microrganismos se acumulando em sua superfície.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Esponja pode acumular milhões de fungos e bactérias
- Esponja de cozinha é mais suja que vaso sanitário
De acordo com um estudo publicado no Scientific Reports da Revista Nature, a cozinha pode abrigar mais microrganismos do que o banheiro, e os cientistas apontam que isso se deve, em grande parte, às esponjas de cozinha.
Isso acontece porque esses acessórios oferecem o ambiente perfeito para as bactérias: um local úmido, com restos de comida e muitas cavidades na espuma onde elas podem se esconder.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Para evitar que as esponjas se tornem focos de contaminação, é fundamental seguir algumas recomendações simples. A primeira dica é respeitar o prazo de validade das esponjas, que é de uma semana. Elas não devem ser reutilizadas por mais tempo, sendo que, em geral, as esponjas são vendidas em pacotes com quatro unidades, justamente para durar um mês.
No entanto, mesmo que você troque a esponja semanalmente, é importante realizar uma limpeza diária para garantir que ela permaneça livre de bactérias e segura para o uso.
Veja a seguir como manter a esponja higienizada:
Esterilização no micro-ondas ou na panela
Uma maneira eficaz de eliminar os microrganismos é aquecer a esponja, um procedimento semelhante à esterilização de utensílios hospitalares. Embora o micro-ondas e a panela não atinjam a mesma temperatura de uma autoclave, eles conseguem matar grande parte das bactérias.
- Panela: Aqueça a água até começar a ferver e coloque a esponja na água. Depois, feche a panela e, assim que recomeçar a ferver, deixe a esponja lá por 3 minutos. Isso é suficiente para eliminar a maioria das bactérias.
- Micro-ondas: Deixe a esponja úmida, envolva-a em um papel toalha e coloque sobre um pires. Coloque a esponja no micro-ondas por até 2 minutos. Cuidado para não exceder esse tempo, pois há risco de a esponja pegar fogo.
Desinfecção com água sanitária
Outra opção para desinfetar a esponja é deixá-la de molho em uma solução de água sanitária. O hipoclorito (presente na água sanitária) tem grande poder de matar microrganismos.
Para esse procedimento, dilua 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixe a esponja imersa por cerca de 10 minutos. Esse método ajuda a garantir que as bactérias sejam eliminadas da esponja.
Esponjas com íons de prata
Para quem não tem tempo ou paciência para a limpeza diária, uma alternativa interessante são as esponjas com íons de prata. Este metal tem uma ação oligodinâmica, ou seja, é capaz de matar bactérias. Essas esponjas autodesinfetantes não precisam de esterilização diária, mas, assim como as comuns, devem ser trocadas a cada 7 dias.
Apesar de não exalarem odores, elas têm o mesmo tempo de vida útil das esponjas tradicionais, sendo importante não esquecer de substituí-las após uma semana de uso.
Cuidados adicionais
Além de seguir as dicas acima, é importante ter alguns cuidados extras para manter a esponja limpa e livre de bactérias:
- Evite restos de comida
- Deixe secar completamente
- Não guarde a esponja sobre o sabão
- Evite usar a mesma esponja em diferentes áreas da casa
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar