O Zoológico de Belo Horizonte anunciou a chegada de um novo gorila macho, de 27 anos, chamado Bu-Bu. Diretamente da Hungria, o animal passará por um período de quarentena, de 30 e 40 dias, antes de ser integrado ao espaço e ficar disponível para visitação.
A transferência de Bu-Bu ocorreu por meio de uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânico e a Associação Europeia de Zoos e Aquários. A iniciativa tem como objetivo reestruturar o grupo de gorilas do zoológico e promover a preservação da espécie, seguindo diretrizes internacionais.
Para receber o novo primata, o recinto destinado aos gorilas foi reformado e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A operação contou com a participação de 16 profissionais de diferentes áreas, incluindo quatro médicos veterinários, cinco biólogos, cinco agentes de serviços ambientais e dois auxiliares de tratamento animal.
Conteúdos relacionados:
- Gorilas são flagrados soltando pum e cantando pela 1ª vez
- Um dos gorilas mais velhos do mundo morre aos 52 anos
- Gorila "macho" dá à luz em zoológico nos EUA
O Zoológico de Belo Horizonte segue as orientações do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas de Extinção, que regulamenta ações de manejo e preservação de gorilas. Nos grupos de gorilas, a estrutura social é formada por um macho dominante, conhecido como silverback, além de fêmeas adultas e filhotes.
Nos últimos anos, dois jovens gorilas nascidos no zoológico alcançaram a maturidade sexual e passaram a competir com o macho dominante. Para evitar disputas, os dois primatas foram transferidos para o Animália Park, em São Paulo, junto com outros dois gorilas da mesma família. Após um período de quarentena, esses animais foram integrados ao novo ambiente e estão disponíveis para visitação desde julho deste ano.
Quer mais notícias curiosas? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A chegada de Bu-Bu ao zoológico de Belo Horizonte busca reorganizar o grupo local e garantir o bem-estar dos animais no recinto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar