
Dia 1º de abril, muitos países celebram o que é conhecido como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool's Day, enquanto na Itália e na França, recebe o nome de Peixe de Abril (Pesce d'Aprile e Poisson d'Avril, respectivamente). Uma das brincadeiras mais populares nesses países é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos.
Neste dia, muitas pessoas se divertem contando histórias mirabolantes e pregando peças nos amigos, mas você sabia que existe mais na história deste dia de brincadeiras? Entenda melhor!
Leia também
- Feriado, tradição e conscientização: veja as datas de abril
- Abril tem previsão de chuvas intensas em Belém e proximidades
A tradição do Dia da Mentira nasceu na Europa no século XVI. Com a adoção do novo calendário cristão pelo Papa Gregório XIII em 1582, muitas pessoas resistiram à mudança e continuaram a celebrar o Ano Novo entre o final de março e o dia 1º de abril.
Isso levou ao surgimento de uma espécie de "ano novo de mentira", onde as pessoas eram enganadas com compromissos marcados para essa data. Além disso, há relatos que relacionam a data ao festival romano de Hilária, que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele.
Quer receber mais curiosidades sobre datas históricas? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
No Brasil
A tradição do Dia da Mentira foi introduzida no Brasil em 1828, com o periódico mineiro "A Mentira", que noticiou a morte de Dom Pedro I em sua primeira edição, publicada justamente em 1º de abril. Essa foi uma das primeiras pegadinhas registradas no país.
O DOL produziu uma reportagem especial sobre a data no Brasil. Confira!
Histórias de mentiras
Além das brincadeiras entre amigos, empresas e veículos de comunicação também aderiram à tradição. Em 1980, a BBC britânica noticiou que o relógio Big Ben seria substituído por um mostrador digital, enquanto nos Estados Unidos, em 1992, a NPR veiculou uma entrevista do comediante Rich Little se passando pelo ex-presidente Richard Nixon, o que gerou revolta entre os ouvintes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar