
Imagine possuir uma pedra dessas que seguram portas em casas ou estabelecimentos? À primeira vista, muitos nem dariam importância, já que esses objetos não costumam ter valor. Agora imagine se ele custar mais R$ 5 milhões de reais?
Foi o que aconteceu com uma moradora do vilarejo de Colti, no sudeste da Romênia. A pedra de 3,5 quilos é uma das maiores peças de âmbar do mundo. Avaliada em cerca de U$1,1 milhão de dólares ( R$5.842.350 em reais), a rocha permaneceu por anos sem despertar suspeitas, até mesmo de ladrões que invadiram a casa da idosa em certa ocasião.
Segundo informações da emissora alemã DW, a pedra foi encontrada pela mulher no leito de um riacho próximo a sua casa. Após sua morte, em 1991, um familiar que herdou a residência começou a suspeitar que a rocha poderia ter algum valor.
Após confirmar que a pedra era valiosa, vendeu-a ao governo romeno, que a encaminhou ao Museu de História de Cracóvia, na Polônia, para análise. Especialistas estimam que o âmbar tenha entre 38 e 70 milhões de anos.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
A peça é hoje considerada um tesouro nacional da Romênia e está exposta deste 2022 no Museu Provincial de Buzau, no condado onde foi descoberta.
O âmbar é uma resina fóssil, de origem vegetal, que ao longo de milhões de anos se solidifica, ganhando coloração quente e aspecto vítreo, o que o torna altamente valorizado como gema preciosa. A variedade encontrada em Colți, conhecida como "rumanita", é especialmente apreciada pelos seus tons avermelhados intensos.
A região onde foi encontrada é tradicionalmente conhecida por seus depósitos de âmbar, especialmente ao longo das margens do rio Buzău, onde a extração ocorre desde a década de 1920.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar