
Estudos realizados pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard indicam que o resveratrol, composto natural encontrado em uvas, mirtilo e vinho, pode ajudar a reduzir os impactos da gravidade reduzida no corpo humano durante viagens espaciais.
A pesquisa, conduzida no Centro Médico Deaconess, analisou os efeitos da substância em ratos expostos a um ambiente simulado com gravidade semelhante à do planeta Marte. Os testes duraram 14 dias. Segundo os resultados, os animais que consumiram resveratrol mantiveram a massa muscular, enquanto os que não receberam o composto apresentaram sinais de atrofia.
Conteúdo relacionado:
- Paraense fez parte de missão em Marte... Ou quase; entenda!
- Imagem mostra que "estrutura de cachorro" foi encontrada em Marte
- “Portal” misterioso em Marte é fotografado pela NASA
O objetivo do estudo é identificar alternativas para mitigar os efeitos adversos da ausência de gravidade em missões prolongadas no espaço. Entre os problemas mais comuns estão a perda de massa óssea, redução do volume sanguíneo e enfraquecimento muscular.
“A substância demonstrou capacidade de preservar a massa óssea e muscular em condições que simulam a microgravidade. Isso sugere que o uso diário de uma dose moderada pode contribuir para a manutenção da saúde muscular em ambientes com gravidade reduzida, como Marte”, afirmou Marie Mortreux, responsável pela pesquisa, em entrevista à CNN.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A investigação ainda está em fase experimental, mas abre caminho para o desenvolvimento de estratégias nutricionais aplicadas às futuras missões espaciais de longa duração.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar