
Os primeiros gatos domésticos a pisar no que hoje é território dos Estados Unidos teriam chegado em uma embarcação espanhola que naufragou há 466 anos, segundo um estudo publicado na revista American Antiquity.
O navio fazia parte de uma expedição liderada pelo explorador Tristán de Luna y Arellano e afundou em setembro de 1559 na Baía de Pensacola, na atual Flórida, após um furacão atingir a frota.
Conteúdo Relacionado
- Gatificação: felinos moldam novos espaços e são mais felizes
- De rivais a aliados: gato e rato dormindo juntos
- Governo lança programas para proteger cães e gatos no Brasil
Os restos mortais de dois gatos, um adulto e um jovem, foram identificados entre os destroços do navio conhecido como Emanuel Point II, localizado por arqueólogos em 2006. Desde então, o local tem sido escavado por equipes interessadas em revelar detalhes da tentativa de colonização espanhola no sudeste norte-americano.

As análises dos ossos, feitas com técnicas genéticas e químicas, confirmaram que os animais eram gatos domésticos trazidos da Europa. Pesquisadores acreditam que os felinos eram cuidados pela tripulação não apenas como caçadores de ratos, mas também como companheiros.

“A dieta deles era parecida com a dos marinheiros, o que sugere que recebiam comida diretamente dos humanos”, afirmou o antropólogo John Bratten.
Quer saber mais de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Os gatos podem ter embarcado espontaneamente ou sido levados de propósito para controlar as pragas que ameaçavam os suprimentos. A descoberta reforça o papel dos espanhóis como responsáveis pela introdução dos primeiros felinos domésticos no continente norte-americano, algo que começou ainda antes, em outras partes do Caribe.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar