
Pesquisadores franceses descobriram uma espada de cerca de 2.300 anos decorada com suásticas durante escavações em uma antiga necrópole celta localizada em Creuzier-le-Neuf, no centro da França.
O achado, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva (INRAP), foi feito em uma área de 650 metros quadrados, que contém mais de cem sepulturas com diversos artefatos metálicos.
Conteúdo Relacionado
- Aluno pinta suástica no rosto em formatura de universidade federal
- Conheça 6 antiguidades incríveis garimpadas em Belém
Apesar da acidez do solo ter impedido a preservação de ossos humanos, o local revelou uma série de objetos bem conservados, como pulseiras, broches e armas, datados entre os séculos 5 e 3 a.C.
A peça mais intrigante é uma espada de lâmina curta com símbolos esculpidos em sua bainha, incluindo pedras preciosas e, em pelo menos duas delas, suásticas gravadas.
Segundo os arqueólogos, antes de ser apropriada como símbolo nazista no século 20, a suástica era amplamente usada em diversas culturas antigas como representação de sorte, poder ou espiritualidade.
Ela aparece em artefatos em regiões da Ásia, Europa, África e Américas — e era particularmente comum no Mediterrâneo e entre os celtas da Europa continental.
Além da espada decorada, os pesquisadores também identificaram outra arma mais longa, com características funcionais e argolas para ser presa à cintura — provavelmente usada por cavaleiros. Já a espada com ornamentos mais refinados pode ter tido uso simbólico, talvez como insígnia de autoridade entre os guerreiros celtas.
Quer saber mais de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Para os arqueólogos, os objetos ajudam a aprofundar o conhecimento sobre a estética e os costumes dos povos celtas que habitaram a região há mais de dois mil anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar