plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EMOCIONANTE

Mulher recupera parcialmente a visão após cirurgia inovadora no dente

Gail Lane, canadense de 75 anos, recupera parcialmente a visão após cirurgia inovadora com implante de dente. Conheça sua emocionante história.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mulher recupera parcialmente a visão após cirurgia inovadora no dente camera Após a cirurgia, Gail relatou que a primeira coisa que conseguiu perceber foi a luz. | Reprodução

Imagine como seria incrível para quem perdeu a visão poder enxergar novamente. Foi exatamente isso que aconteceu com Gail Lane, uma canadense de 75 anos que recuperou parcialmente a visão após uma cirurgia rara e pouco convencional: o implante de um dente em sua órbita ocular.

Gail perdeu a visão há dez anos devido a uma doença autoimune que causou cicatrizes severas em suas córneas. Ela foi a terceira pessoa no Canadá a ser submetida ao procedimento conhecido como ceratoprótese osteo-odonto, popularmente apelidado de "cirurgia dente-no-olho".

Quer saber mais notícias sobre curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp

Como funciona a cirurgia?

O procedimento envolve a retirada de um dente do próprio paciente, no caso de Gail, um canino, que é temporariamente implantado na bochecha para que seja revestido por tecido conjuntivo. Após esse período, o dente, agora revestido, é removido da bochecha e recebe uma lente plástica no seu interior. Essa estrutura é então fixada na órbita ocular para substituir a córnea danificada.

De acordo com oftalmologista Greg Moloney, pioneiro na técnica no Canadá e responsável pela cirurgia, realizada no Hospital Mount Saint Joseph, em Vancouver, “é uma operação complexa e inusitada, mas que cria uma estrutura resistente o suficiente para sustentar a lente, evitando a rejeição pelo organismo”.

Conteúdos relacionados:

Os resultados e a emoção de enxergar novamente

Após a cirurgia, Gail relatou que a primeira coisa que conseguiu perceber foi a luz. Pouco depois, identificou o rabo abanando do cão de serviço de seu companheiro, um labrador preto chamado Piper. Desde então, ela vem recuperando a capacidade de enxergar cores, árvores, grama e flores.

Seis meses após o procedimento, Gail teve a emoção de ver, pela primeira vez, o rosto de Phil, seu marido, que conheceu após perder a visão. “É uma sensação maravilhosa poder enxergar algumas dessas coisas novamente”, comemorou emocionada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias