
Escavadores da Escola Internacional de Verão ArchLabs encontraram na Sicília, Itália, um mosaico do século IV d.C. que chamou a atenção por trazer uma figura muito semelhante a um par de chinelos Havaianas. A descoberta foi feita na Villa Romana del Casale, em Piazza Armerina, sítio já famoso pelo painel conhecido como “Garotas de Biquíni”.
De acordo com autoridades locais, o mosaico fazia parte da ornamentação de antigas águas termais e foi elaborado por um artesão altamente qualificado da época. O achado amplia o valor histórico do local, considerado pela UNESCO uma das vilas mais luxuosas do Império Romano, devido à riqueza artística e arquitetônica.
Conteúdo relacionado
- Tumba de 2,6 mil anos de "guerreiro cita" é descoberta
- Crânio de 300 mil anos não pertence a humanos nem a Neandertais
- Egito revela cidade submersa de mais de 2 mil anos
A descoberta também reacende debates culturais: enquanto as sandálias são comumente associadas à tradição japonesa e ao imaginário brasileiro, o mosaico sugere que formas semelhantes de calçados já faziam parte da moda ou do cotidiano na Antiguidade romana.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo especialistas, a preservação do espaço foi possível graças a uma antiga enchente que cobriu a vila com lama, protegendo salões de recepção, armazéns, banheiros e salas de jantar ricamente decoradas. A expectativa é que novos achados reforcem ainda mais o potencial arqueológico do sítio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar