A maioria das calças jeans que compramos tem um acessório que muita gente não faz ideia para que serve e ainda se pergunta o que ele faz ali. O bolsinho tem serventia que vem desde a criação da peça do vestuário mais usada no mundo.
Para entender para o que realmente serve é preciso conhecer o contexto em que a calça jeans foi criada.
Na segunda metade do século 19, acontecia nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, a chamada corrida do ouro, época em que muitos se aventuraram em busca da riqueza que o mais precioso dos metais poderia proporcionar.
Para se aventurar em meio às trilhas violentas e realizar verdadeiras cruzadas em meio às áreas disputadas por cowboys e forasteiros as vestes não eram das mais adequadas: roupas de algodão, por exemplo, eram as comumente utilizadas.
Como o ouro é um metal pesado e dependendo da quantidade poderia furar as calças feitas de algodão foi necessário pensar em algo mais resistente para se vestir.
Vendo a necessidade, o alemão Levi Strauss resolveu acompanhar as demandas da época e inventou a famosa calça jeans e junto com ela os bolsos e o bolsinho.
Os bolsos tinham como objetivo carregar as pepitas grandes de ouro. Já os bolsinhos transportar com segurança um equipamento que dava noção de tempo para os garimpeiros, o relógio, já que os de pulso só seriam popularizados anos mais tarde.
Nos dias atuais, no entanto, os bolsinhos estão lá, na maioria das calças jeans que compramos e com serventia sim.
Moeda no bolso pequeno é mais seguro, por isso este é o melhor lugar para elas serem transportadas (Imagem/DOL)
Menor e mais apertado, o bolsinho hoje é usado para carregar alguns acessórios e garantir a sua segurança, são eles: caixas de fósforos, moedas, preservativos, bilhetes e claro, tudo que a imaginação permitir e couber.
(Com informações da SuperInteressante)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar