Um Boeing 737-800 da companhia low-cost irlandesa Ryanair tinha acabado de levantar voo de Bucareste, na Romênia, com destino ao aeroporto de Stansted, no Reino Unido, quando os pilotos acionaram o “Mayday” (um código de emergência) e regressar, com apenas poucos minutos de voo.

O pânico tomou conta dos passageiros dentro do avião quando uma fumaça branca invadiu a cabine. No voo, havia 169 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém ficou ferido. O incidente aconteceu na última terça-feira (21). 

Os passageiros deveriam ter embarcado às 06h40 (1h40, no horário de Brasília), mas tiveram de trocar de avião. Foi na segunda aeronave que tudo aconteceu. Minutos depois da decolagem, às 10h57 (5h57, em Brasília), o avião foi obrigado a retornar.  “Foi uma experiência traumática, estava tudo cheio de fumaça. Não conseguimos ver nada”, disse Cosmin Malureanu, um dos passageiros.

ASSISTA O VÍDEO!

De acordo com testemunhas, a tripulação não tentou acalmar as pessoas e as máscaras de oxigênio não caíram. Para não inalarem a fumaça, os passageiros usaram peças de roupas e lenços.  

Um terceiro avião foi preparado para partir às 15h (10h, em Brasília), mas alguns passageiros se recusaram a embarcar na aeronave. A Ryanair pediu desculpas e disse que o problema estava relacionado com o sistema de refrigeração do avião.

No voo, havia 169 passageiros e quatro tripulantes. Ninguém ficou ferido. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS