A área dos bairros do Tapanã, Pratinha ou Parque Verde é considerada uma região restrita para voos de drones, por ser uma zona de tráfego de aviões comerciais e militares.

De acordo com a legislação, drones não podem sobrevoar áreas em um raio de 9 km de um aeroporto, incluindo as zonas de aproximação e de decolagem. Sistemas internos de drones impedem que os equipamentos levantem voo em áreas mapeadas como proibidas. 

Leia também: Câmera flagra "menina fantasma" em condomínio de Belém

Para sobrevoar fora dessa área, há necessidade de autorização do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE).

Quem descumpre a lei pode ser penalizado por colocar a vida de outras pessoas em perigo, expor perigo a uma aeronave e impedir ou dificultar a navegação aérea. Os crimes estão previstos no Código Penal e também no artigo 35 do decreto-lei nº 3.688 da Lei das Contravenções Penais.

Em Belém, mais precisamente no bairro do Parque Verde, uma imagem vem causando intriga. Alguns moradores avistaram um objeto voador sobre a área do estacionamento de um condomínio no último domingo (13). 

No vídeo, o homem que provavelmente grava as imagens com um celular, diz a uma mulher que sabe que a região não pode ser utilizada para voos de drones, pois fica nas adjacências do Aeroporto Internacional de Belém. A estranha luz aparece se distanciando na forma e intensidade da iluminação. Assista e tire suas conclusões:

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS