Nos últimos dias, começou a circular pelas redes sociais imagens criadas por inteligência artificial que simulam a aparência da "pessoa mais bonita" de diferentes países. No entanto, a novidade rapidamente gerou controvérsia quando um usuário do Twitter decidiu utilizar a mesma tecnologia para criar a "pessoa mais estereotipada" de 30 nações distintas.
Nas imagens geradas, características físicas e tons de pele típicos de cada país são ressaltados por meio de elementos de vestuário que representam as respectivas culturas. A seleção inclui países como Brasil (foto em destaque), África do Sul, Espanha e Estados Unidos.
+ Conheça a IA que transforma você em um personagem de anime
+ Descubra a Inteligência Artificial e onde pode ser aplicada
O usuário responsável por encomendar a criação das fotos explicou o processo: "solicitei a descrição à IA no ChatGPT e a inseri no Midjourney, especificando que a imagem deveria ser capturada com uma câmera Kodak Portra 400".
Os comentários sobre o tweet revelaram uma série de críticas à falta de diversidade presente nas imagens. "Todos parecem bonitos demais, muito padrão", comentou um internauta. Outro questionou: "Será que as pessoas na vida real são todas tão bonitas assim?".
CONFIRA:
Pedi para a IA representar a pessoa mais estereotípica de 30 países diferentes:
— Medeiros (@rdfmedeiros) July 16, 2023
1. Brasil 🇧🇷 pic.twitter.com/QvxsaBf4ZB
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar