Nenhum passageiro é obrigado a trocar de assento durante um voo, exceto por motivos de segurança ou quando solicitado pelos tripulantes, segundo determina a legislação brasileira e a maioria das leis internacionais.
No entanto, essa regra foi questionada em um recente caso envolvendo a passageira Jennifer Castro, que se viu em uma situação constrangedora durante um voo da GOL Linhas Aéreas após se recusar a trocar de assento.
O episódio, embora sem data específica divulgada, viralizou e gerou uma onda de reações nas redes sociais. A passageira foi filmada pela mãe de uma criança que desejava trocar de assento. Em um vídeo que rapidamente se espalhou pelo TikTok e outras plataformas, a mulher filmava Jennifer enquanto expressava seu descontentamento por ela não querer ceder seu lugar.
Leia mais:
- Passageiro é preso pela PF por estupro de vulnerável em voo
- Avião que decolou de Santarém cai no Rio Tapajós em Itaituba
“Por que ela não quer trocar de lugar? Até perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa. Se a pessoa tem algum problema, alguma deficiência, a gente entende”, dizia a mãe, enquanto registrava a situação. Ao fundo, a voz de um homem, presumivelmente o pai da criança, ironizava a postura de Jennifer, e o choro da criança indicava um possível desconforto ou birra por não poder sentar na janela.
A mãe chegou a acusar a passageira de falta de empatia. “Estou gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas, e isso é repugnante”, repetiu a mulher, enquanto Jennifer apenas mantia a calma e questionava se estava sendo filmada.
Karen no voo da GOL?
— AEROIN (@aero_in) December 4, 2024
Mãe se revolta com passageira que não quis ceder o assento para seu filho, que fez birra por não ter conseguido o que a queria
Passageira foi filmada e exposta pela mãe:
pic.twitter.com/S1l7oZGnAU
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O vídeo original, postado pela conta @MaryComCiência, foi removido após a repercussão negativa e a conta foi trancada, impossibilitando o contato com novos usuários. Contudo, a situação rapidamente se espalhou em outras redes sociais, com internautas apoiando Jennifer e criticando a atitude da mãe. Comentários como “seu filho só é especial para você” e “ela pagou pelo lugar na janela e não tem obrigação de ceder” foram comuns.
Pronunciamento
Em resposta aos comentários, Jennifer explicou que a família da criança tinha um assento semelhante ao dela, mas insistiu em trocar para a janela. “Ele [a criança] estava chorando porque queria o meu assento. A família tinha assento na janela, mas ele queria o meu e eu não troquei”, escreveu ela.
Repercussão do caso
Jennifer Castro é formada em Administração e após a polêmica ganhou mais de 200 mil novos seguidores nas redes sociais, recebendo o apoio de anônimos e famosos.
Leis
Vale lembrar que, segundo a legislação vigente, a filmagem de terceiros é permitida, mas o constrangimento resultante de tal ação pode gerar implicações legais, incluindo a possibilidade de danos morais, dependendo das circunstâncias da filmagem e da divulgação.
"Ou você paga pra marcar o seu assentou ou você vai num assento aleatório escolhido pela companhia aérea”, explicou uma advogada especialista em direito aeronáutico nas redes sociais.
POLÊMICA DO AVIÃO! 👀 Especialista em direito aeronáutico desabafa: “eu não vou ceder o meu lugar na janela, aprenda você a educar o seu filho” pic.twitter.com/v2JKVF9ury
— FOFOQUEI (@FOFOQUEl) December 4, 2024
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar