
A influenciadora paraense Lia Mendonça viralizou nas redes sociais ao compartilhar nesta segunda-feira (20) um vídeo onde ensina como preparar uma receita de mucura assada com açaí. O prato, que tem grande presença nas comunidades ribeirinhas da região, rapidamente chamou a atenção de internautas, mas também causou uma divisão de opiniões.
No vídeo, Lia aparece com uma música brega ao fundo e compartilha o passo a passo de como preparar a mucura assada, alimento em algumas áreas do interior da Amazônia. "Vocês já comeram? Eu amo! Cresci indo pro interior e comendo mucura guisada que minha mãe fazia pra gente", escreveu na legenda.
Conteúdos relacionados:
- Mulher viraliza com tutorial de mucura assada com açaí. Veja
- Influencer faz "hambúrguer de maniçoba" e viraliza na web
- Venda de mucura volta a viralizar: É crime ambiental? Ribeirinho pode comer?
Veja o vídeo:
Os internautas se mostraram bastante divididos quanto ao prato. Enquanto alguns expressaram curiosidade e até entusiasmo, outros demonstraram desconforto com a ideia de consumir o animal, que é considerado silvestre. Entre os comentários, destacaram-se reações como "Minha mãe comeu e disse que o gosto é de frango" e “Adoro um gambázinho frito”. Por outro lado, também houve quem recusasse a iguaria de forma cômica, com frases como “Essa eu vou passar” e “Vou deixar essa pra você, amiga kkkkk”.
Em meio à repercussão, Lia decidiu explicar o contexto cultural da prática alimentar. Nos comentários do vídeo, a influenciadora ressaltou que o consumo da mucura é comum em várias comunidades ribeirinhas, onde o prato faz parte da alimentação tradicional e da subsistência. Ela citou a Lei nº 9.605/1998, que regulamenta a caça de animais silvestres no Brasil.
"O consumo de mucura é permitido, desde que respeite a cultura local e o meio ambiente", destacou ela, explicando que, segundo a lei, a caça para subsistência é permitida, desde que não tenha fins comerciais.
Legislação brasileira e o consumo de animais silvestres
Apesar de ser um prato tradicional em algumas regiões da Amazônia, o consumo de mucura envolve questões legais importantes. A mucura é considerada uma espécie silvestre e está protegida pela legislação ambiental brasileira. A Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, proíbe a comercialização e caça de animais silvestres sem a devida autorização. A violação dessa legislação pode resultar em penalidades, incluindo até um ano de detenção e multa.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Porém, embora a legislação brasileira proíbe a caça de animais silvestres de forma geral, ela permite exceções para populações indígenas, reconhecendo a caça de subsistência em situações específicas.
Contudo, essa permissividade não se estende formalmente às comunidades ribeirinhas e outras populações tradicionais. A atual legislação não oferece um informações claras para a prática legal da caça de subsistência fora das comunidades indígenas, mesmo que essa prática seja comum em muitas dessas regiões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar