Você já deve ter recebido um cupom de promoção de Natal em compras da rede Boticário via Whatsapp? Se ainda não recebeu, fique em alerta e tenha cuidado. O golpe usa o nome da marca de cosméticos para roubar dados pessoais dos usuários. As informações são do UOL.

Segundo a empresa de segurança digital Psafe, em apenas 24 horas, 40 mil pessoas já teriam sido vítimas do golpe virtual.

Como funciona o golpe?

O usuário recebe a mensagem de uma suposta promoção de Natal na qual a marca estaria com promoção ou dando produtos da sua linha de maquiagem, utilizando links diferentes para o mesmo golpe.

Mensagem que chega aos usuários. (Foto: Reprodução)

No entanto, o link da mensagem leva o usuário à suposta promoção. Porém, para participar, eles pedem CPF, nome e endereço. Ao final, o link deve ser compartilhado com seus contatos pelo Whatsapp para que cinco pessoas se cadastrem, na tentativa de ajudar a viralizar o golpe.

De acordo com o diretor do Dfndr Lab, Emilio Simoni, o golpe é diferenciado, pois “a checagem de CPF e o cadastro das lojas o torna muito similar a uma promoção real da marca e, dessa forma, é extremamente difícil para um usuário sem conhecimento técnico identifica-lo como falso”.

O que fazer?

O especialista alerta que o usuário nem sempre deve acreditar em todas as “promoções” que chegam pelo WhatsApp. Ela orienta que seja usado um aplicativo de segurança e sempre consultar se a promoção realmente existe nos canais oficiais da marca, neste caso, o site oficial do O Boticário.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS