Em 2013, o Dicionário Oxford adicionou um novo verbete e o escolheu como palavra do ano: selfie. Essa “fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social”, será debatida na oficina de autorretrato com a fotógrafa paraense Walda Marques, que acontece de hoje até sexta-feira, 17, das 15h às 18h, e ainda no sábado, 18, das 10h às 13h, no Museu da UFPA, dentro da programação do 7º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. As exposições do prêmio, que este ano mostra obras da coleção formada ao longo de sete anos do projeto, com trabalhos de 46 artistas de todo país, podem ser vistas até domingo, 19, no Museu da UFPA e na Casa das Onze Janelas, além da mostra especial “Belém, Ressacas e Heranças”, com obras de oito artistas.
Selfie tem origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. Fotógrafos consagrados como Nadar e Cindy Sherman já praticavam esse tipo de fotografia, que tem muito a ver com a descoberta de si mesmo, além da expressão do próprio corpo. Nos dias de hoje, com câmeras acopladas a outros dispositivos, como celulares e tablets, esse tipo de foto acompanha de perto a vida do indivíduo, que a compartilha em suas redes sociais. Aqui, o antes experimento pessoal, se tornou um fenômeno global.
Segundo Walda Marques, “a oficina irá trabalhar o instante em que o indivíduo se olha e se vê em um personagem. É transformar essa imagem em uma outra, no seu momento interior. Usar a fotografia para ter esse resultado. Quem sou eu? É se enxergar de outra maneira. É o espelho interior, aquele que fala contigo quando estás na frente dele. É a amizade que fazes com um desconhecido tão próximo que és tu mesmo”.
A ARTISTA
Walda Marques vive em Belém e iniciou a carreira em 1989. Seu trabalho mistura linguagens da fotonovela, performance e instalação. Ela participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais, “Maria, Tira a Máscara que Eu Quero te Ver” (1994), “Românticos de Cuba” (2013), como artista convidada do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, e “A Cidade em Silêncio”. Publicou as fotonovelas “O Homem do Central Hotel” e “A Iludida” e possui obras nos acervos do Museu Histórico do Pará, Coleção Pirelli-Masp e Museu de Arte do Rio – RJ.
VEJA
7º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Oficina de autorretrato com Walda Marques
Quando: de hoje até 17/06
Onde: Museu da UFPA
Coleção Prêmio Diário e mostra “Belém, Ressacas e Heranças”
Quando: até dia 19/06
Onde: Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher com Generalíssimo) e Casa das 11 Janelas (Pça. Frei Caetano Brandão)
Quanto: de graça
Informações: (91) 3355-0002, 98367-2468,
Realização: DIÁRIO DO PARÁ
Patrocínio: Vale
Apoio: Casa das Onze Janelas, Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da UFPA. premiodiario@gmail.com e diariocontemporaneo.com.br
(Debb Cabral/Especial para o Você)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar