O Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) inicia hoje, às 19h, no Theatro da Paz, em Belém, com o objetivo de estimular o encontro entre bailarinos paraenses e de fora do Estado, promovendo um vasto intercâmbio cultural. A programação segue até domingo, 23, com mostras de dança, concursos e workshop. Os bailarinos Ana Botafogo e Cícero Gomes estão confirmados nesta edição, que terá ainda audição para a American Academy of Ballet de Nova York.

A organizadora do evento, a coreógrafa e professora de dança Clara Pinto, conta que o festival é realizado há mais de 20 anos como uma maneira de incentivar bailarinos a se tornarem profissionais e dar oportunidade a quem deseja apresentar-se em um evento de peso na capital independentemente do estilo de dança.

“É uma forma de mostrar aos alunos como alcançar um objetivo. Observar de que maneira os profissionais se dedicam, como chegaram lá. O talento é importante, mas tem um complexo de requisitos que também são, como ter disciplina, se dedicar. Então, acaba sendo uma troca muito grande. Além disso, é um festival democrático e tem desde balé clássico até danças urbanas”, explica Clara.

As atividades ocorrem em diversos lugares, como o Espaço São José Liberto, Teatro Gasômetro e Shopping Boulevard. Serão concedidos os prêmios “Valores da Terra”, ao melhor grupo do Estado nos quesitos técnica, coreografia e figurino e o “Coreografia”, para grupos de outros estados, no valor de R$ 1 mil cada, e ainda será escolhido o melhor grupo infantojuvenil.

“Essa é uma maneira de dar reconhecimento à dança e a cultura no Pará. Recebemos pessoas de Soure, Marituba, Altamira, Concórdia do Pará, Itaituba, Tucuruí, etc, e todos se apresentam no teatro. Isso vai ampliando os horizontes, abrindo as portas para os profissionais possam melhorar tecnicamente seus repertórios na dança”, enfatiza a coreógrafa.

Este ano, além das apresentações, haverá oficinas de Repertório, com o professor Guivalde Almeida; Balé Clássico Intermediário, com Priscilla Yokoi, que também vai ministrar a oficina de Técnicas de Pontas, Balé Clássico Juvenil/Jazz, com Sérgio Lobato; Jazz Musical, com Kiko Guarabyra; e Sapateado, com Erick Guilherme Gutierrez.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS