A chegada dos técnicos da Defesa Civil Estadual nos abrigos de Marabá, sudeste paraense, enchem de esperança as famílias atingidas pelas enchentes dos Rio Tocantins e Itacaiúnas. 

Os trabalhos começam com a triagem realizadas nos abrigos, e posteriormente, o cadastro das famílias para receberem o auxílio do Programa "Recomeçar", oferecido em caráter emergencial pelo Governo do Pará. As famílias em situação de vulnerabilidade social começaram a receber o valor de um salário mínimo vigente em 2022 (R$ 1.212,00) na tarde desta segunda-feira (17).

Mais de 3.400 famílias haviam sido afetadas pela cheia. Desse total, 680 estão desabrigadas, 1.830 desalojadas (nas casas de parentes e amigos e aluguel) 485 ribeirinhos e 435 ilhadas, que ficam no andar de cima da residência, contrariando a recomendação da Defesa Civil de não se manter em área de risco.

No abrigo da Folha 31, em Marabá, onde 33 famílias estão desabrigadas, o autônomo José Alexandre Lameira, de 32 anos, recebeu com felicidade o comunicado dos técnicos de que ele pode receber o benefício concedido pelo governo. "Essa ajuda vai ser boa para comprar roupa, para ajudar minha família, então quero agradecer o governador por dar essa força para nós, vai nos ajudar bastante", conta ele, que morava na Folha 33, e foi cadastrado nesta terça-feira (18) para receber o auxílio.

A dona de casa Maria de Fátima da Silva, de 54 anos, também ficou emocionada quando foi encaminhada hoje para realizar o cadastro no gabinete de crise, montado no Centro Regional de Governo do Sudeste. "A minha casa dá para ver só o telhado porque a água já tomou conta. Molhou tudo, perdi geladeira, colchão, armário, tudo que tenho está no abrigo que me levaram. Moro eu, meu esposo e meu neto. Essa ajuda veio em bora hora", disse ela. 

Na hora do cadastro, os técnicos da Defesa Civil conversam com os moradores para entender quais prejuízos e conferir a documentação necessária para recebimento do benefício. Os atendimentos seguem desde o último domingo (16), no horário de 8h às 17h. Nesta segunda-feira (17), foram cadastradas as famílias dos abrigos 5 de Abril, Amapá e Kolping. 

"Neste primeiro momento, estamos passando nos abrigos para fazer a triagem, depois os deslocamos para fazer o cadastro no Centro Integrado, e tão logo terminado, voltamos até os abrigos para deixá-los. Começamos esse trabalho no domingo e ontem já levamos as primeiras famílias dos abrigos São Félix e Jatobá, que já receberam os benefícios", completa o major Jânio Costa, chefe de operações da Defesa Civil do Estado. Posteriormente, o mesmo trabalho será realizado com os desalojados.  

Auxílio financeiro - O Programa “Recomeçar” concede em situações emergenciais auxílio financeiro em parcela única a famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o decreto do governo do Estado, o programa vai atender vítimas de calamidade pública ocorrida no primeiro semestre de 2022, e em situação de emergência ocasionada pelas fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O objetivo do governo é oferecer às famílias um valor que possa ser utilizado na reconstrução dos imóveis danificados pelas águas.

Para ter acesso ao benefício, a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave. As enchentes já atingiram 2.524 famílias – 640 desabrigadas, 1.384 desalojadas, 411 ilhadas e 401 ribeirinhos. Homens da Polícia Militar do Pará também dão apoio às ações. 

Veja também:

Sobe para 3.410 famílias afetadas pelas cheias em Marabá

Polícia realizará ação de emissão de carteiras de identidade

Estado construirá abrigo para vítimas de enchente em Marabá 

Doações e Reforços - O Governo do Pará já encaminhou três caminhões de donativos para Marabá, que chegaram no último domingo (16). São colchões, kits de higiene e limpeza, e cestas de alimentos, que serão entregues as 2.269 famílias – 527 desabrigadas, 1.061 desalojadas, 346 ilhadas e 335 ribeirinhos - atingidas pelas cheias do Rio Tocantins. Homens da Polícia Militar do Pará também dão apoio às ações. 

Na tarde desta segunda-feira (17), o Governo do Pará recebeu novas doações de donativos de empresas como a Vale e Hydro. Os carregamentos foram realizados pelos alunos do Curso de Formação da Polícia Militar, que após da apresentação do curso, foram deslocados para realizar o trabalho no Centro Integrado de Governo. Foi a primeira missão dos alunos.

Nesta segunda-feira (17), foram cadastradas as famílias dos abrigos 5 de Abril, Amapá e Kolping. Foto: Agência Pará

MAIS ACESSADAS