Nos últimos dias o nível do rio Tocantins em Marabá, sudeste do estado, sobe uma média de 40 centímetros, segundo dados divulgados pela Defesa e pela Agência Nacional da Águas (Ana).
Na manhã desta terça-feira (27), o Tocantins estava marcando 9,10m. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade, até esta terça-feira (27) não haviam famílias desabrigadas, contudo há todo um planejamento detalhado acerca do protocolo de ações para dar atendimento a estas famílias, caso seja necessário.
Por enquanto, o trabalho se estende ao monitoramento das áreas alagadas e, claro, às pessoas que por ventura precisem de atendimento.
LEIA TAMBÉM:
- Professor é morto a tiros em caixa eletrônico de rodoviária
- Homem que abrigou fugitivos revela exigências dos bandidos
- Dono de bar é morto com tiros na cabeça em Marabá
Todo esse trabalho preventivo de levantamento de dados antevê eventual demanda, assim como custos com uma situação de alagamento. Marcos Andrade, contudo, destaca que somente após o nível do rio alcançar o nível de 10 metros é que automaticamente é decretado o estado de Emergência.
Nesse estágio, é acionado o protocolo de atendimento aos flagelados e envolve diversos órgãos de segurança, como o Exército Brasileiro, que costumeiramente auxilia a Defesa Civil neste atendimento.
Até lá, comenta Marcos Andrade, o município segue trabalhando nos preparativos para melhor atender as pessoas caso haja a enchente, ou alagamento.
PREPARAÇÃO
Diversas reuniões com diretores e coordenadores de outros órgãos serviram para definir e alinhar estratégias de atendimentos aos eventuais flagelados.
Mais recentemente, a Defesa Civil capacitou lideranças comunitárias, numa espécie de treinamento, para quando, ou se houver uma enchente, ou algum outro tipo de incidente natural, estas pessoas são capazes de acionar um protocolo de ações visando o melhor atendimento às pessoas.
A Defesa Civil de Marabá acompanha em tempo real as áreas alagadiças da cidade e tem os dados atualizados anualmente a ponto de saber a par e passo quantas pessoas, ou famílias são atingidas a cada vinte centímetros de aumento do nível dos rios Itacaiúnas e Tocantins.
RISCO DE INUNDAÇÕES
O mapeamento da Defesa Civil expõe 36 localidades com risco de inundações, somando 6.860 famílias num total de aproximadamente 23 mil pessoas. Em 2023, foram afetadas 993 famílias pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá. Os moradores foram encaminhados para abrigos montados pela Prefeitura, casas alugadas, residências de familiares e amigos. O rio Tocantins chegou a 12 metros acima do nível normal e o Itacaiúnas atingiu 13,26 metros.
VEJA VÍDEO ABAIXO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar