plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
ESCOLHAS SAUDÁVEIS PARA DIABÉTICOS!

Regional de Marabá orienta sobre cuidados nutricionais

Nutricionista do HRSP em Marabá dá dicas para diabéticos no verão, enfatizando alimentos naturais e hidratação adequada.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Regional de Marabá orienta sobre cuidados nutricionais camera Especialista enfatiza a importância de uma alimentação equilibrada | Reprodução

No verão amazônico, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, intensifica suas orientações nutricionais para os diabéticos, que buscam garantir o aproveitamento da estação de forma saudável e segura. A nutricionista Aline Assunção, especialista em diabetes que atua na instituição, enfatiza a importância de uma alimentação equilibrada, especialmente com o aumento das atividades ao ar livre.

"Priorize alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes e verduras, ricos em vitaminas, minerais e fibras, ajudando no controle dos níveis de glicose e promovendo a saciedade. Atenção na escolha das frutas, maçã, pêra e morango são mais adequadas devido ao seu menor índice glicêmico, especialmente quando consumidas com fibras como chia ou aveia, para evitar picos de glicose", destaca a profissional.

Importante manter a hidratação por água, chás gelados sem açúcar e águas saborizadas com limão, hortelã ou gengibre
📷 Importante manter a hidratação por água, chás gelados sem açúcar e águas saborizadas com limão, hortelã ou gengibre |Reprodução

CONTEÚDO RELACIONADO:

A nutricionista destacou, ainda, a necessidade da hidratação adequada. "Opte sempre por água, chás gelados sem açúcar e águas saborizadas com limão, hortelã ou gengibre. Evite bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, que podem causar descontrole nos níveis de açúcar no sangue", enfatizou.

Quanto às refeições ao ar livre, Aline recomenda evitar opções rápidas e pouco saudáveis como salgadinhos e fast foods, sugerindo alternativas caseiras como sanduíches integrais com ingredientes leves e saladas nutritivas com grãos, como quinoa e grão-de-bico.

Serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
📷 Serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) |Reprodução

"Os alimentos industrializados podem impactar negativamente o controle glicêmico dos diabéticos, devido ao alto teor de gorduras saturadas, sódio e açúcares adicionados. Às refeições caseiras melhoram a saúde em geral, e ajudam a estabilizar os níveis de glicose no sangue, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável", informou Aline.

Para sobremesas refrescantes, a nutricionista recomenda sorvetes de frutas feitos com iogurte natural e picolés sem adição de açúcar, que são opções mais saudáveis e permitem controle total dos ingredientes.

PREVENÇÃO

A especialista em diabetes do Regional de Marabá, Aline Assunção, destacou cinco dicas para os diabéticos seguirem nesse verão:

  • Evite alimentos fritos e empanados: prefira métodos de preparo como grelhados, assados ou cozidos para reduzir o consumo de gorduras saturadas.
  • Modere o consumo de álcool: bebidas alcoólicas podem afetar os níveis de glicose no sangue. Opte por consumir moderadamente e sempre acompanhadas de alimentos.
  • Controle a ingestão de frutas muito doces: frutas como manga, uva e melancia, apesar de saudáveis, podem elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Consuma com moderação e prefira aquelas com menor índice glicêmico.
  • Pratique atividade física regularmente: mantenha um programa de exercícios físicos adequado à sua condição de saúde. O exercício ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e melhora a sensibilidade à insulina.
  • Consulte regularmente seu médico e nutricionista: mantenha um acompanhamento periódico com profissionais de saúde especializados em diabetes para ajustar tratamentos e orientações conforme necessário.

Perfil - Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias