plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VEJA O MOTIVO

15 municípios paraenses comemoram aniversário hoje

Pelo menos outros 14 municípios comemoraram aniversário nesta terça-feira (10). Nesta sexta (13), mais 4 cidades da região também comemoram aniversário de emancipação

Imagem ilustrativa da notícia 15 municípios paraenses comemoram aniversário hoje camera Município de Tucumã, que faz parte da região sudeste do estado, também comemora aniversário nesta terça-feira (10) | Divulgação

Além de Parauapebas, pelo menos 14 municípios do Pará comemoram aniversário de emancipação nesta terça-feira, dia 10 de maio. Destes 12 são das regiões sul e sudeste do Pará.

Estão no berço nesta terça Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Concórdia do Pará, Curionópolis, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, Tailândia e Tucumã. Todos esses municípios foram emancipados no dia 10 de maio de 1988, completando 34 anos.

Esse volume considerável de aniversários e emancipações de municípios aconteceu por conta da promulgação da Constituição de 1988, a qual, ao instituir novo modelo de estrutura federativa, proporcionou aos municípios um grau de emancipação não visto em outros países. De 1988 para cá, com a instalação de municípios a partir de 1º de janeiro de 1989, o Pará sozinho ganhou 40 novos municípios. No Brasil inteiro, foram não menos que 1.245 novos entes municipais, criando milhares de oportunidades, como os cargos eletivos de prefeito e vereadores.

Veja também!

Parauapebas completa 34 anos nesta terça-feira (10)

Vale e Sinobras assinam compromisso para aciaria em Marabá

Enem 2022: período de inscrições começa nesta terça (10)

Nesta quarta-feira, dia 11 de maio, Mãe do Rio completa aniversário, também vindo ao mundo em 1988. Na quinta, dia 12, é a vez de Medicilândia, emancipado em 1989. E nesta seta-feira, dia 13, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará e Xinguara sopram as velinhas, todos emancipados no ano de 1982, comemorando 40 anos.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias