plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LAGO DE TUCURUÍ

Mais de 23 mil quilos de pescado apreendidos durante defeso

Mesmo com o encerramento do defeso na região, ações de monitoramento e fiscalização continuam no Mosaico Lago de Tucuruí

Imagem ilustrativa da notícia Mais de 23 mil quilos de pescado apreendidos durante defeso camera Mais de 23 quilos de diversos peixes foram apreendidos | Reprodução

Pescadores da região de influência da Usina Hidrelétrica de Tucuruí já podem retomar as atividades de pesca em sua totalidade. É que encerrou nesta segunda-feira (28) o período de defeso da bacia hidrográfica dos rios Gurupi e Tocantins, onde está inserido o Mosaico de Unidades de Conservação (UCs) Lago de Tucuruí. Terça-feira (1º), primeiro dia de atividade sem as proibições do defeso foi marcado por intensa movimentação no porto do Km 11, um dos principais pontos de embarque e desembarque de pescado na região do Lago de Tucuruí. O defeso acontece anualmente de 1º de novembro até 28 de fevereiro, de acordo com Instrução Normativa Interministerial do Ministério do Meio Ambiente, de outubro de 2011.

O Mosaico do Lago de Tucuruí congrega pescadores e ribeirinhos dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna do Pará e Itupiranga. São 561 mil hectares de extensão territorial, além dos inúmeros acessos de saída para escoamento do produto pesqueiro, sem contar nas formas do armazenamento como malas de viagens e carros de passeios com bancos traseiros retirados e outros meios. Um grande desafio para as equipes de fiscalização.

O Mosaico do Lago de Tucuruí congrega sete municípios da região
📷 O Mosaico do Lago de Tucuruí congrega sete municípios da região |Reprodução

A gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa, destaca que durante o defeso, para combater a pesca predatória e garantir o cumprimento da Normativa, foram intensificadas as ações de fiscalização que foram realizadas de forma integrada, por agentes da segurança pública e de órgãos ambientais.

As ações foram iniciadas em 1º de novembro de 2021 e resultaram em 23.547 quilos de diversos peixes apreendidos; 85.600 mil metros de malhadeiras usadas em discordância com as leis vigentes; 29 arpões; 11 nadadeira (pé de pato); 8 tarrafas; 3 armadilhas;18 viseiras; 3 piabeiras; 2 amarradores; 2 balanças;18 lanternas; 18 viseiras; 88 pássaros; 10 caça (espécime); 8 animais silvestres; 13 motoserras; 6 armas de fogo, 24 motor rabeta, 4 canoas, e 64 metros cúbico de madeira, além da apreensão de 18 veículos, transportando pescado de forma irregular. Os autos de infração foram lavrados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O cumprimento do período de defeso é imprescindível para a reprodução das espécies e, assim, para a garantia da manutenção dos estoques pesqueiros, essencial para a sustentabilidade da atividade na região.

Mesmo com o encerramento do defeso na região, o órgão continua intensificando as ações de gestão e monitoramento no Mosaico Lago de Tucuruí e demais Unidades de Conservação estaduais.

Todo o pescado apreendido em operações de rotina ou em grandes operações, é destinado a instituições filantrópicas e a moradores de bairros carentes dos municípios do Mosaico do Lago de Tucuruí.

A gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, realiza durante todo o ano ações de gestão e monitoramento na região do Mosaico lago de Tucuruí, com objetivo fazer cumprir a legislação vigente, coibir a pesca de mergulho livre/apneia, com a utilização de materiais perfurantes, que é proibida nos limites das Unidades de Conservação estaduais que formam o Mosaico Lago de Tucuruí.

Veja também:

Rio Tocantins volta a subir e já alaga ruas em Tucuruí

Semas renova Licença de Operação da Hidrelétrica Tucuruí

As ações de fiscalização estão previstas no Plano de Ordenamento Pesqueiro e Aquícola do Lago de Tucuruí, elaborado pela equipe técnica da gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí e aprovado pelo Conselho da APA.

A operação reuniu o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio, por meio da Gerência da Região Administrativa Lago de Tucuruí, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretarias de Meio Ambiente dos municípios que abrangem os limites do Mosaico das Unidades de Conservação (UCs), Comando de Policiamento Regional IV e a Eletronorte. (Com informações do Ideflor-Bio)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tucuruí

Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

Últimas Notícias